Obesidade



Odd Couple

A obesidade é identificada quando a pessoa apresenta sobrepeso.Uma pessoa obesa pesa mais do que a maioria das pessoas com a mesma altura, e apresenta mais dificuldades motoras e respiratórias do que a maioria das pessoas com a mesma idade, por conta do seu tamanho.O obeso também demonstra uma fome insaciável que, por vezes, tem raiz psicológica, a situação poderá piorar caso o obeso venha a se destacar por sua aparência e desenvoltura desajeitada, se tornando alvo de críticas maldosas e piadas.

A pessoa obesa com algum problema psicológico, se alimenta mal e prefere comidas gordurosas, que são os tipos de alimentos que estimulam a sensação de prazer no cérebro, mas,  esta é uma sensação que acaba ao final de cada refeição, exigindo que a pessoa coma mais e mais vezes ao dia, na tentativa de suprir esta necessidade.Encontram-se no topo da lista de alimentos que causam a sensação de prazer no cérebro, o chocolate, a batata frita, o sorvete e, demais alimentos que contenham principalmente, açúcar e gordura hidrogenada.

Mas existem outros tipos de obesos, há também aqueles que estão sempre muito apressados e comem rápido demais, a ansiedade os faz comer muito e depressa, estes geralmente são sedentários, e não gostam ou não costumam praticar exercícios físicos, seja por falta de tempo, ou por que trabalham sentados e permanecem várias horas numa mesma posição.Caso estas pessoas sejam predispostas a engordar, toda a energia adquirida durante as refeições ficará acumulada em regiões localizadas do corpo, aumentando a massa corporal por falta de atividade.

Os gordinhos ou fortinhos, são candidatos a se tornarem obesos mais hora menos hora, principalmente se, a genética lhes propicia esta facilidade.Por isso devemos ficar atentos desde muito cedo, quando ainda somos crianças e o índice de obesidade infantil cresce mundialmente.É de responsabilidade dos pais cuidarem para que os filhos possam ter a oportunidade de crescerem saudáveis e sem traumas na escola.

Pessoas obesas correm muitos riscos com a saúde, elas podem desenvolver problemas cardíacos e diabetes, além da obesidade mórbida.A obesidade mórbida é considerada uma doença, e muitas vezes tem como tratamento clínico a cirurgia bariátrica ou, cirurgia de obesidade.Para pessoas com obesidade mórbida, exercícios e dietas não terão efeito satisfatório.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *