Home » Fertilidade » Ovulação dolorosa

Ovulação dolorosa


A ovulação ocorre em todas as mulheres  em estado saudável, a partir da puberdade. Trata-se da expulsão do óvulo que sai do ovário, é sugado pelas trompas de Falópio e , caminha através do muco genital até o útero. Este percurso dura cerca de dez dias, e pode ser chamado de período fértil. Durante este período,  a mulher poderá sentir-se um tanto quanto mais sensível fisicamente.É comum que, estando em ovulação, a mulher  sinta os seios sensíveis, irritabilidade e, dores abdominais, principalmente na região abaixo da cintura.Este sintoma pode ser conhecido como ovulação dolorosa.

ovulação e dor
A ovulação dolorosa não impede que a mulher engravide, e não requer tratamento médico específico. A mulher que passa por sintomas comuns aos da ovulação dolorosa, deve tratar-se apenas com analgésicos simples. A dor da ovulação surge no período de 12 a 16 dias após a última menstruação, e, estes sintomas poderão se tornar cada vez mais raros com o passar dos anos.

Ao consultar um médico ginecologista, relate sobre como a ovulação afeta a sua saúde física, assim, o médico poderá analisar melhor os sintomas e lhe dar um diagnóstico correto sobre o caso.

Para saber o dia certo da sua ovulação, e ficar mais tranquila em relação a estes sintomas, você precisará aprender a identificar o seu muco. O  método sobre como engravidar usando a tabelinha, poderá auxiliá-la a identificar este período, além de lhe proporcionar o conhecimento do seu próprio corpo. A tabelinha também é usada como um dos métodos contraceptivos, quando a mulher sabe identificar o seu período de ovulação, ela tem a opção de se proteger nos dias férteis para evitar a gravidez.


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

4 comments

  1. Boa tarde.minha ultima regra veio 3/12,eu e marido fizemos coito dia 20/12.sera que e possivel engravidar?

    !

    • Oi Letícia, você se arriscou no seu período fértil, se estiver tudo bem com a fertilidade de vocês, certamente engravidou, faça o exame de sangue após 15 dias da relação ******.Beijo!

  2. sinto dor quando começo a ovular até descer minha menstruação..é uma dor forte que dura 24hs, ja fiz todos os exames e nada consta..tbm sinto dor depois de um orgasmo uma dor intensa como uma cólica forte que dura cerca de uns 5 minutos..quero engravidar, mas mal consigo ter relações no período fértil, pois estou sentindo dores..como disse já procurei 2 médicos fiz exames até tomografia pélvica e nada.

    • Oi Silvana, o jeito é apelar para alternativas mais naturais, mudança de alimento, sem gordura, sem refrigerante e pouco sal, exercícios como yoga, caminhada ou bicicleta. Beba mais água, a água ajuda desinchar. Experimente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes