Ovulação



A ovulação é o período em que a mulher se encontra apta para que ocorra a concepção. O processo de ovulação se inicia no ovário, com o desprendimento do óvulo através do folículo de Graaf. Uma vez livre, o óvulo tende a ser sugado pelas trompas de Falópio, e então, seguirá em um trajeto seguro através do muco genital até o útero.

Este trajeto durará cerca de dez dias. Durante estes dez dias, dizemos que a mulher se encontra em seu período fértilA ovulação acontece a cada 28 dias, duas semanas depois do começo da última menstruação.

Ovulação e puberdade

ovulação

Todo este processo, se inicia no ovário da mulher a partir da puberdade. O ovário contém milhares de óvulos inativos até esta fase. Se, durante o período de ovulação o óvulo é fecundado, este se fixa no muco uterino, dando início ao desenvolvimento embrionário, assim como, as fases do embrião, caso contrário, o óvulo não fecundado deverá ser expulso durante a menstruação. A ovulação feminina também pode causar dor, algumas mulheres relatam sofrer uma ovulação dolorosa. Este sintoma está relacionado à expulsão do óvulo, e pode ser amenizada com a administração de analgésicos simples.

Qual a função do Folículo de Graaf?

 

O folículo de Graaf tem uma função importante, quando o óvulo não é fecundado ele cresce como um corpo amarelado até a próxima menstruação, depois ele desaparece e passa a ser substituído por um tecido fibroso, mas, se o o óvulo é fecundado, a sua missão deverá ser a de atuar como uma glândula secretora interna, que produz um hormônio conhecido como progesterona, impedindo a maturação de novos folículos.

Nesta fase, o muco genital de cor leitosa e pegajosa produzido pelo folículo de Graaf, passa a ser um dos sinais para quem se pergunta, como saber se estou grávida?. Este muco pode ser visto durante o período infértil, que ocorre antes da ovulação, e, durante a gravidez, após o atraso menstrual.

Para praticar e entender melhor como funciona este processo, saiba como engravidar usando a tabelinha, a tabelinha também serve como método contraceptivo, ou seja, para mulheres que não desejam engravidar.

 

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

3 thoughts on “Ovulação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *