Home » Fertilidade » Período Fértil

Período Fértil


O período fértil da mulher se inicia com o desprendimento do óvulo que sai dos ovários. A partir do rompimento do folículo de Graaf, o óvulo é sugado pelas trompas de Falópio e segue através do muco genital até o útero. Esse processo natural do corpo feminino é conhecido como ovulação. O percurso do óvulo até o útero dura cerca de sete a dez dias, e durante este tempo dizemos que a mulher se encontra em seu período fértil. Durante o período fértil, a mulher saudável tem grandes chances de engravidar se não praticar o uso de métodos anticoncepcionais.

Muco genital e período fértil

periodo fértil

As mulheres podem engravidar com maior facilidade neste período por que o muco genital se encontra em condições favoráveis para a “navegação” do espermatozoide até o óvulo. O muco genital do período fértil também permite a sobrevivência deles.

Início do período fértil

Este período se inicia a cada duas semanas após o começo da última menstruação.Para saber corretamente se a mulher se encontra no seu período fértil, é necessário manter uma tabelinha de anotações, como se faz quando se pretende engravidar usando a tabelinha. Mas a tabelinha também serve como método anticoncepcional, já que nos proporciona saber os dias exatos do período fértil para evitá-los.

O ápice do período fértil

Dentre os dez dias de ovulação da mulher, sete deles são considerados os dias de maior risco de gravidez. O ponto ápice para se engravidar acontecerá exatamente sete dias depois do primeiro dia fértil do ciclo. Praticar o coito ou o coito interrompido nestes dias, pode acabar em gravidez. Os três dias que antecedem, e os três dias que sucedem o ápice, também são dias aptos para a ocorrência de uma concepção, veja como saber se estou grávida.

Quanto tempo vive um espermatozoide

Os espermatozoides podem permanecer vivos nas trompas de Falópio por algumas horas. Os espermatozoides masculinos morrem mais cedo por que são mais rápidos e perdem muita energia no percurso até o óvulo, já os espermatozoides femininos sobrevivem por mais tempo, e podem se encontrar com o óvulo a caminho do útero e fecundá-lo até um dia depois do coito. Este dinamismo imprevisível, é o que determinará o sexo do bebê.

Aprenda a fazer o cálculo do seu período fértil:


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

103 comments

  1. Mestruei dia 27/08/15 quando é o meu período fertil

  2. Mestruei no dia 26/09 ate o dia 30/09 não sei quantos dias que é meu ciclo, mas se eu fizer relação no dia 16/10 terá como engravidar?

  3. Oi, estou muito confusa
    no dia 31/9 eu tomei a pílula do dia seguinte, mas no dia 1/10 era meu dia fértil, e eu transei com meu namorado sem camisinha e ele gozou dentro de mim
    mas no Msm dia eu tomei denvo a pílula, e no outro dia eu tomei denovo
    tem risco de eu engravidar?

  4. Oi Cristina, provavelmente sim, mas faça o teste pra ter certeza depois de 7 dias de atraso.Beijo.

  5. Teka minha menstruacao vei dia 20 e foi enbora dia 26 quando foi dia 27 29 e fiz sem camisinha e parei de tomar o remedio será que estou gravida faco agora sem camisinha

  6. Oi Elizete, você não estava fértil nos dias 27 e 29, mas se manteve relações nos dias seguintes sem proteção e possui um ciclo saudável, pode ser que engravide. Se atrasar faça o exame de sangue. bj

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes

Inscreva-se no Youtube AQUI

youtube teka01