Dicas para viajar de avião com o bebê



Viajar de avião com o bebê pode ser muito mais fácil que viajar de avião com crianças, eles se comportam bem melhor, são tranquilos, dormem a maior parte do tempo e se estiverem limpinhos, sem fome e sem dor, a viagem será mais simples.

Para se sentir mais tranquila e confiante observe algumas dicas que são sempre úteis e indispensáveis, principalmente se esta for a primeira vez da mamãe e do bebê. Aproveitem!

como viajar de aviao

 

Dicas para viajar de avião com o bebê

  • Leve sempre um sling assim você poderá acomoda-lo sem que necessite estar presa a ele, fuja das filas de apenas duas cadeiras, procure ficar algumas cadeiras atrás, pode ser que tenha sorte de ter alguma cadeira sem que tenha outro passageiro, ai fica bem mais fácil para poder lidar com o bebê.
  • Procure levar algum brinquedo para poder distraí-lo e que caibam em sua bolsa de mão. Tenha o cuidado de não levar brinquedos que incomodem os outros passageiros do avião, como chocalhos, brinquedinhos eletrônicos ou sonoros.
  • Outro detalhe muito importante, se os vôos forem longos procure levar pelo menos duas trocas de roupas para o bebê, prefira roupinhas sem muitos botões, que sejam de fácil troca, pois não saberá em que altura do avião irá se sentar, a frente é mais frio e no final é mais quente, então previna-se.
  • Prefira amamentar o bebê  na hora da decolagem do avião e do pouso,  para evitar pressão no ouvido. Ao invés da bolsa de mão leve uma mochila, assim você estará com as mãos livres, procure estar tranquila, viajar de avião com o bebê não é o fim do mundo, milhares de bebês viajam todos os dias, isso é muito comum.

Dúvidas frequentes sobre viajar de avião com o bebê

Sempre estamos cercadas de dúvidas quando o assunto são nossos filhos, afinal, queremos ter certeza de que providenciamos que estejam seguros. vamos esclarecer algumas delas.

Com quantos dias de nascimento é seguro para o bebê viajar de avião?

Apesar das agências aéreas aceitarem passageiros maiores de 7 dias de vida, os médicos preferem que a viagem de avião não seja realizada antes dos seus 28 dias. Esta medida evita que o bebê corra o risco de precisar ser atendido por um médico durante o voo  já que ainda é um neo natal e precisa de cuidados específicos. Além disso, o número de pessoas em volta do bebê em um ambiente fechado pode causar danos à sua saúde, afinal o seu sistema imunológico ainda é muito deficiente.

Meu filho pode viajar gripado?

Não há uma regra que impeça que a criança viaje quando está gripada. É certo que durante uma viagem de avião os sintomas da gripe podem ser aumentados com a pressão. É importante tomar os devidos cuidados e se informar com o médico pediatra para uma viagem mais tranquila.

É possível que o bebê sinta dor de ouvido durante a viagem de avião?

A pressurização do avião pode causar dor de ouvido principalmente em bebês menores de 2 anos. É recomendado que se mantenha o bebê hidratado neste período para aliviar a tensão nos seus ouvidos.

Bebês e crianças sentem-se enjoados durante o voo?

É possível que algumas crianças possam se sentir mal durante o voo  Elas se queixam de náuseas, e vertigens que podem ser amenizadas com o medicamento indicado pelo pediatra.

O serviço de alimentos dos aviões oferecem alimentação especial para bebês?

Nos vôos com mais de 1 hora e meia de viagem é possível se contactar a companhia aérea com até 48 horas de antecedência e solicitar o serviço com alimentos especiais para bebês. Mas este serviço não é obrigatório, irá depender da companhia aérea contratada.

Posso embarcar com alimentos para bebês na mão?

Os alimentos como papinhas e mamadeiras poderão ser levados na bagagem de mão, e devem ser igualmente inspecionados pelo raio X. A quantidade permitida deve ser o suficiente para o período da viagem. Acompanhe uma lista  com os acessórios essenciais:

  • 1 travesseiro;
  • 2 mamadeiras vazias;
  • 1 toalha pequena;
  • 1 fralda de pano;
  • fraldas descartáveis para a troca;
  • Lenços umedecidos;
  • Medicamentos para enjoo, dor ou febre com receita médica;
  • Blusa de frio ou cobertor.

Existe um tratamento especial por parte da agência aérea em relação ao bebê?

Bebês e crianças até 12 anos de idade são considerados como passageiros com necessidades especiais. Esta regra é definida pela ANAC e deve ser respeitada por todas agências aéreas do país. De acordo com as regras as crianças até 12 anos têm possuem preferência no embarque, check-in e assentos, desde que respeitem o horário de chegada estipulado pela empresa, que deve ser de 1 hora ou 2, antes do horário de embarque.

Qual é o limite de peso de bagagem contando com os acessórios do bebê?

Apesar de levarmos muita bagagem por conta do bebê, incluindo carrinhos e mais de uma mala com brinquedos e roupas, o limite de peso não se altera, e se mantém em 23 kg por despache em viagens domésticas.

No caso de viagens internacionais esse peso deverá variar de acordo com a companhia aérea.

Documentos necessários para viajar de avião com o bebê

A necessidade de documentos necessários para viajar de avião com o bebê varia de acordo com a viagem que deverá ser realizada.

  • Documentos necessários para voo doméstico: Certidão de nascimento ou registro de identidade. Menores deverão ser acompanhados por um dos pais ou parente, caso contrário precisarão de uma autorização judicial.
  • Documentos necessários para voo internacional: Os documentos para voo internacional são, o passaporte da criança com data dentro do prazo limite, visto para determinados países, e autorização de um dos pais caso a criança necessite fazer a viagem só com a mãe ou só com o pai.
  • Carteira de vacinação: A carteira de vacinação é importante por que alguns estados ou países exigem que as crianças estejam vacinadas contra febre amarela por exemplo.

Bebês e crianças pagam passagem de avião?

As companhias aéreas costumam cobrar até 50% do valor sobre o assento ocupado por uma criança de até 2 anos. Bebês de colo pagam pelo menos 10% do valor da passagem aérea de um adulto, mas se estes forem menores que 2 anos são isentos da passagem conforme as normas da Infraero.

Como preparar a criança para uma viagem de avião

Viajar de avião com bebês e crianças pode ser difícil para a maioria das pessoas, pois ficam inquietas e desconfortáveis, por isso é recomendável que a viagem seja feita durante a noite, assim o percurso é percorrido enquanto dormem. Mas se não for possível, recomenda-se que haja um preparo psicológico com modelos ilustrativos, como antecipação da viagem.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *