Meditação retarda o envelhecimento das células

meditação



Já sabemos que muitas pessoas estão optando pela meditação para evitar o stresse e revigorar a saúde mental, mas o que fará com que muitas outras recorram a esta prática, é a revelação de que a  meditação retarda o envelhecimento. Um estudo da Universidade da Califórnia trouxe a novidade e explica que meditar protege as estruturas situadas nas extremidades dos cromossomos, chamadas de telômeros. Os telômeros ficam menores e morrem quando há a divisão de uma célula, mas quando a enzima telomerase a reconstrói elas podem sobreviver, causando um retardo no processo de envelhecimento.

Algumas técnicas de meditação foram administradas em algumas pessoas que estavam presentes em um retiro, e logo após o exercício, tais pessoas foram submetidas a testes capazes de detectar a atividade da telomerase.O reseultado teria sido um claro aumento na atividade desta enzima reconstruidora dos telômeros.

Embora a meditação seja atribuída aos povos do Oriente e a algumas religiões, o relato histórico  mais antigo desta prática afirma que os egípcios eram adeptos assíduos da meditação, que pode ser utilizada como desenvolvimento pessoal não religioso.

Para meditar algumas pessoas utilizam mantras e efeitos sonoros relaxantes, mas nada disso é obrigatório, podemos meditar e relaxar apenas nos concentrado no presente momento do silêncio do nosso ambiente preferido.Também não devemos sentir sono no momento da meditação, esta não é exatamente a proposta do exercício, é preciso que a nossa conciência esteja atenta a este momento de forma presente.

Alimentos que auxiliam o rejuvenescimento do cérebro

Para nos auxiliar no processo de rejuvenescimento, além de paraticarmos a meditação devemos evitar alguns hábitos como álcool, drogas, cafeína em excesso, poucas horas de sono, stress, e, alimentação em horas desordenadas.Os alimentos que nos fazem bem são aqueles ricos em vitamina B, ômega 3, flavonóides, desintoxicantes, e, antioxidantes.São eles: aveia, peixe, óleo de peixe, brócolis, espinafre, vinho, cacau, chá verde e frutas vermelhas como amora, morango e açaí.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *