Prisão de ventre na gravidez

prisão de ventre na gestação



prisão de ventre  acontece quando mudamos a nossa rotina alimentar, quando estamos estressados e tensos, tomamos determinados tipos de medicamentos, ou, quando estamos sofrendo de uma doença mais grave. Em todos esses casos o intestino poderá ficar mais lento, e causar desconforto, mas essa situação poderá ser ainda mais comum durante a gravidez. A prisão de ventre na gravidez, está presente no histórico da maioria das mulheres em gestação, isto por quê, o intestino trabalha com mais lentidão devido ao aumento de um hormônio chamado progesterona, e, à forma como o intestino é pressionado enquanto a barriga cresce.

Mulheres que já sofriam com a prisão de ventre antes da gravidez, terão chances ainda maiores de passar pelo problema enquanto grávidas.

Certos tipos de metais necessários à saúde como o ferro e o zinco, são substâncias que favorecem a prisão de ventre, e, estão presentes nas vitaminas indicadas para grávidas.Essas vitaminas são essênciais para o bom desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe, portanto não devem ser deixadas de lado por conta do problema, mas é possível equilibrar o mal estar da constipação, mudando hábitos alimentares.

prisão de ventre na gestação

Causas da prisão de ventre na gravidez

  • Aumento da pressão sobre o intestino;
  • Aumento do hormônio  progesterona;
  • Administração de nutrientes como ferro e zinco;
  • Maus hábitos alimentares.

Alimentos que previnem a prisão de ventre na gestação

Alguns tipos de alimentos como, frutas e cereais, podem auxiliar o intestino preguiçoso a funcionar melhor, no entanto, uma dieta baseada nestes alimentos, precisam ser dosadas com uma boa quantidade de água.No mínimo 8 copos de água por dia é o ideal para evitar o endurecimento das fezes no intestino.

Abuse das saladas cruas regadas com azeite, além de serem uma fonte saudável de nutrientes essenciais na fase da gestação, também podem auxiliar o intestino preguiçoso com suas fibras.

Alimentos que devemos evitar na gravidez

Para não sofrermos com a prisão de ventre na gestação, devemos evitar em excesso, o consumo de pães, bolos, batatas, macarrão, mandioca, e doces do tipo recheados com cremes, que geralmente são  engrossados com amido.Estes alimentos são pesados e de difícil digestão,  quando ingeridos de forma exagerada podem causar sensação de estufamento e gazes.O ideal é que se coma uma fatia de pão no café da manhã e a tarde, acompanhados por frutas, iogourte, mel, linhaça, e cereais.

Como tratar a prisão de ventre na gravidez

Além de uma alimentação saudável, a mulher grávida que estiver em boas condições para caminhar e praticar exercícios leves como yoga para gestantes,  ou exercícios na água, se beneficiarão do processo de eliminação de gazes, o que auxilia na movimentação intestinal.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *