Home » Noivas » Como planejar um casamento

Como planejar um casamento


Você vai se casar e não sabe como planejar um casamento ?Não se preocupe, elaboramos um planejamento cerimonial para ajudá-la com os preparativos. Ao planejar um casamento, a antecedência deverá ser a salvação dos noivos.Geralmente, é a noiva quem cuida de praticamente todos os aspectos da cerimônia como, convidados, vestido, bolo, salão e etc… por isso se faz importante e necessário, um longo prazo de distanciamento da data prevista pelos noivos, para a realização do casamento.

Uma dica fundamental é a organização de um organograma que divide as necessidades do plano de acordo com os meses previstos até a chegada da data marcada.Neste organograma deverão estar descritos todos os compromissos da noiva em relação aos preparativos do casamento.

casamento

Você vai se casar e não sabe como planejar um casamento ?Não se preocupe, elaboramos um planejamento cerimonial para ajudá-la com os preparativos. Ao planejar um casamento, a antecedência deverá ser a salvação dos noivos.Geralmente, é a noiva quem cuida de praticamente todos os aspectos da cerimônia como, convidados, vestido, bolo, salão e etc… por isso se faz importante e necessário, um longo prazo de distanciamento da data prevista pelos noivos, para a realização do casamento.

Uma dica fundamental é a organização de um organograma que divide as necessidades do plano de acordo com os meses previstos até a chegada da data marcada.Neste organograma deverão estar descritos todos os compromissos da noiva em relação aos preparativos do casamento.

Os especialistas na função de organizar cerimônias matrimoniais,  costumam recomendar que ao se planejar um casamento, a data de antecedência seja de pelo menos 1 ano.Sendo assim, organize o seu plano de acordo com o prazo estabelecido por você.

lista de casamento

Como planejar um casamento?

  • Prazo: 1 ano
  • Compromissos:  Lista de convidados, local para recepção, local de cerimônia, buffet, decoração, casamenteiro e orçamento geral.
  • Prazo para conclusão: 2 meses.

Lista de convidados

Estabeleça um número de convidados juntamente com seu noivo, e só então saia à procura de um local para a realização da cerimônia e recepção.Faça uma lista contendo seus familiares e uma lista contendo seus amigos ou colegas, e peça para que seu noivo faça o mesmo.Com um total de 4 listas você então terá uma lista definitiva de pessoas a serem convidadas.

Local para a cerimônia

O local onde serão recebidos os convidados do casamento deverá ter estacionamento amplo, e proximidade com  a região onde a maioria dos convidados residem.Esta precaução evita que muitos se percam, ou cheguem relativamente atrasados para o casamento.Esta tarefa deverá ser feita logo após a elaboração da lista de convidados, pois encontrar uma data não muito distante da planejada pode ficar mais difícil a cada mês.

Local para a recepção

O local onde será recebido seus convidados precisa ter um espaço compatível com o número de pessoas que estarão presentes na festa .Planeje junto com o organizador do buffet, a disponibilidade das mesas, espaço para dança, banda ou DJ.O local deverá ter estacionamento.Verifique se o estabelecimento oferece serviço de segurança e limpeza, se não, contrate.

Buffet

A escolha do buffet e do bolo de casamento podem corresponder a profissionais independentes, ou seja, o bolo poderá ser encomendado indiferentemente do buffet escolhido por você, desta forma, você terá maior liberdade em negociar a comida que será oferecida na festa.Escolha um profissional reconhecido, mesmo que isso lhe custe um pouco mais caro, seus convidados precisarão ser bem recebidos, para isso, pesquise não somente o preço, mas também, a opinião de seus clientes, procure por pessoas que possam lhe fazer recomendações na família, entre amigos ou colegas de trabalho.

Decoração

Antes de pesquisar por profissionais de decoração tenha em mente um tema ou um estilo.Os estilos tradicional, moderno, campo ou praia, distinguirão a personalidade do casal, e proporcionarão o envolvimento dos convidados com os noivos.Para cada tipo de casamento há um estilo de flores e arranjos próprios, a floriculturista poderá lhe auxiliar nesta escolha.

Casamenteiro

O casamenteiro, ou o cerimonialista, é a pessoa que cuida para que o cronograma, protocolo, etiqueta e, cultura cerimonial, possa ser bem aplicado pelo Organizador de Eventos da cerimônia.

Orçamento

O orçamento deverá ser calculado após a realização da pesquisa de mercado referentes a todas as necessidades da noiva.A partir de um cálculo defina quem aracará com as despezas, e como seus valores poderão ser divididos entre os noivos, os pais dos noivos ou, padrinhos, caso queiram contribuir.

Aos 10 meses de antecedência…

  • Prazo:10 meses
  • Compromissos: Contratação de um cerimonialista (padre, pastor ou celebrante), vestido de noiva, padrinhos, madrinhas e damas de honra, e contratação de banda ou DJ para a festa.
  • Prazo para conclusão: 2 meses.

Contratação de um cerimonialista

É sempre bom pedir a um cerimonialista de confiança, que possa realizar nosso casamento.Geralmente um padre de convívio social comum na comunidade, pastor ou celebrante conhecido da família, poderá fazer com que os noivos se sintam mais confortáveis em um momento de sentimentos transbordantes.

Vestido de noiva

Você certamente já andou pesquisando sobre os modelos vestidos de noivas em revistas especializadas e internet, e já definiu um estilo para este momento, então, deve estar preparada para experimentá-lo.Leve com você uma amiga sincera, sua mãe ou um parente próximo que você confie, para dar alguma opinião, e então decida pelo vestido no qual se sentir apaixonada.Isto deve ser feito com antecedência para que em caso de reparos, você possa experimentá-lo a tempo de realizar pequenos consertos.

Padrinhos, madrinhas e dama de honra

Defina seus padrinhos de casamento e dama de honra.Convide-os para um almoço, ou passeio e faça o convite.

Música:  DJ e banda

Ao contratar alguém para animar a sua comemoração de casamento, certifique-se de que a banda ou o Dj remetem ao seu estilo e ao estilo do noivo.Faça o repertório junto com os profissionais, e verifique se eles já possuem um contratante de iluminação de palco e som.Se você decidir por um telão,  terá que contratar outros profissionais da área.

convite

Aos 8 meses de antecedência…

  • Prazo: 8 meses.
  • Compromissos: convites, mesas, toalhas, cadeiras, taças, guardanapos personalizados, carro de aluguel e curso de noivos, cabelereiro e maquiagem.
  • Prazo para conclusão: 3 meses

Convites

Os convites deverão começar a ser produzidos com 8 meses de antecedência para que em caso de erro gráfico, o problema possa ser solucionado sem que o prazo esteja apertado ou muito próximo da data de entrega.O mesmo deve ser observado em relação à impressão em guardanapos, caso os noivos desejem imprimir seus nomes neles.

Carro de aluguel

Os carros para casamento são frequentemente alugados, portanto verifique se há uma data e hora disponível para a data do seu casamento.

Curso de noivos

Algumas religiões exigem o curso de noivos, e você pode matricular-se com 8 meses de antecedência.

Cabelereiro e maquiagem

Marque uma hora no são de beleza de sua preferência, alguns salões são especializados, e oferecem massagens, depilação e relaxamento, tratamento completo.

Aos 5 meses de antecedência…

Prazo: 5 meses

Compromissos: bebidas, data para casamento civil, reserva em hotéis para a lua de mel, elaboração da lista de presentes e lembrancinhas.

Prazo para a conclusão: 3 meses.

Bebidas

Se o seu buffet não se responsabilizará pelas bebidas, contrate uma equipe de garçons para servir seus convidados com o tipo de bebida que preferirem.

Casamento civil

Marque uma data para a realização do casamento civil.Escolha um vestido adequado para a ocasião, convide os padrinhos e testemunhas, e organize uma pequena recepção em agradecimento, como um almoço íntimo.

Aos dois meses de antecedência

  • Prazo: 2 meses
  • Compromissos: Distribuição dos convites, organização do chá de panela, confirmação dos serviços contratados.
  • Prazo para conclusão:1 mês

Convites distribuição

Distribua os convites de casamento.

Chá de panela

Organize com suas amigas uma lista de chá de panela que contenha utensílios domésticos e todo tipo de necessidade comum.Elabore convites que podem ser eviados por e-mail e confirmados através do mesmo.Realize o encontro em 15 dias.

Confirmação dos serviços

Confirme o aluguel do vestido de noiva, a igreja, o salão de festas, os músicos, as bebidas, os acessórios, o carro, o salão de beleza, os seguranças, o buffet e os garçons.

A 1 dia do casamento

Prepare a mala para a lua de mel, confirme o hotel, as passagens e comece a relaxar para o dia do casamento.

O dia do casamento

No dia do seu casamento, procure aproveitar cada momento e seja muito feliz!


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes