Como persuadir os filhos a serem obedientes e educados

filho



A arte da persuasão pode auxiliar os pais na educação dos filhos. Há como persuadir os filhos a serem obedientes e educados sem as palmadas, conhecendo como se pratica a linguagem da comunicação persuasiva. Nós seres humanos somos dotados de sentimentos bons e maus que, quando explorados adequadamente podem resultar em uma boa convivência familiar, principalmente entre pais e filhos.

 

O que é persuasão?

A a arte da persuasão consiste em lidar com a comunicação de forma a induzir as pessoas a nossa volta a realizar uma ideia, uma atitude ou uma ação, intencionalmente, sem que sejam manipuladas. Persuadimos uma pessoa quando a conhecemos e desejamos compartilhar com ela um momento, um sentimento, uma lição, um sonho, ou, uma responsabilidade.

Como persuadir os filhos a serem obedientes e educadospersuasão?

Persuadir os filhos pode ser até mais fácil do que se acredita, para eles os pais são pessoas fortes, independentes e corajosas, isso ocorre no inconsciente de crianças de até,  principalmente, 13 anos de idade. Eles são capazes de idealizar esta imagem por que reconhecem que suas vidas dependem de seus pais, e esta pode ser uma boa oportunidade para usar da persuasão. Mas para praticar a persuasão com nossos filhos precisamos ter conhecimento de nossos valores e ensinamentos, demonstrar que esse conhecimento é utilizado no nosso dia a dia e, sentir a necessidade de compartilhá-los, ou seja, se você possui valores nobres e os pratica, seu filho irá desejar compartilhá-los com você.

Sendo assim, as palavras, com licença, obrigado e por favor, farão parte do vocabulário das crianças as quais educamos, se assim desejarmos, sem palmadas, castigos ou exigências.

Já,  para que sejam obedientes, devemos primeiramente, selecionar regras simples e claras, como, horário de lição de casa, banho, vídeo game e televisão. Para que estas regras sejam cumpridas use de persuasão, explique por exemplo que, após o banho e a lição, a televisão ou o vídeo game estarão  liberados por determinado período de tempo, mas não antes de cumprir os próprios deveres. Isto deve ser feito de maneira que a criança entenda que, você  também estará cumprindo deveres como,  preparar o jantar.

Demonstrar que devemos obediência às leis de trânsito, pessoas que possuem cargos superiores, como policiais, e, placas de silêncio ou proibido fumar neste local, que, também servem como forma de persuadir as crianças a cumprir um padrão de obediência. Lembre-se sempre de conversar sobre o cumprimento dessas regrinhas, durante um passeio ou no caminho para a escola.

Persuasão e Manipulação

A persuasão e a manipulação são práticas que podem ser facilmente confundidas, mas, podemos diferenciá-las a partir do modo como cada uma é aplicada. A Manipulação por exemplo, tenta induzir outras pessoas a partir de suas fraquezas, como medo ou insegurança. Controlar as crianças através do medo portanto, é um meio de manipulação que causa traumas e outras perturbações, ou seja, não funciona.

Já a persuasão,  utiliza de sonhos e desejos como meio de indução. Ao persuadi-lo, estarei procurando uma maneira  de convencê-lo a compartilhar de um momento do qual eu conheço, pratico,  e me faz bem.

Todas estas dicas devem ser aplicadas com entusiasmo e motivação.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *