Enxaqueca: Causa e Tratamento

enxaqueca



A enxaqueca aflige, em sua maioria, mulheres jovens.Ela é causada pela pressão sanguínea no cérebro, e há tratamento específico para quem apresenta o problema, ao contrário do que se acredita. A dor pode durar até 72 horas, e afetar ombros e pescoço.Pode ser considerado enxaqueca a dor de cabeça causada por estresse, poluição, má alimentação, bebida alcoólica, falta de sono,  fatores genéticos, ou, fatores hormonais relacionados com o ciclo menstrual da mulher, saiba mais sobre as causas e o tratamento do problema.

enxaqueca

Alimentos que podem provocar enxaqueca

São alimentos causadores da dor de cabeça aqueles que são usados como condimentos ou temperos, como por exemplo o glutamato monossódico, ou, “Aji-no-moto”, conservantes usados especialmente em salsichas e salames, vinho tinto, cafeína, leite, ou, dietéticos.Quando o consumo exagerado destes tipos de alimento se alia à mudança de clima, cheiro forte, estress, depressão e outros fatores desencadeantes, também pode ocorrer a enxaqueca.

Sintomas da enxaqueca

Os sintomas da enxaqueca são:

  • Dor de um lado cabeça;
  • Sensibilidade à luz;
  • Náusea;
  • Vômito e;
  • Visão turva;

Tratamento da enxaqueca

O tratamento da enxaqueca pode variar de acordo com o paciente.Pessoas que sofrem com problemas cardíacos por exemplo, não devem tomar medicamentos vasodilatadores, ideal para os casos de enxaqueca, mas, podem ser medicadas com analgésicos e anti-histamínicos, acupuntura, exercícios físicos e toxina botulínica.

A toxina botulínica ou botox, é aplicada em pacientes que não responderam bem à outros tratamentos. Sua ação paralisante garante que os músculos dos ombros e do pescoço, que geralmente se apresentam tensos e contraídos em pessoas com enxaqueca, permaneçam estáveis.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

2 thoughts on “Enxaqueca: Causa e Tratamento

  1. Letícia says:

    Olá, tudo bem? Bom, primeiramente gostaria de parabenizar ao site tekatun pelo brilhante trabalho de suas matérias com informações relacionados aos seus internautas. Bem, meu nome é Letícia e desde pequena sofro com dores de cabeças. Tem dia que eu já amanheço morrendo de dor, com muita sensibilidade a luz, a som, às vezes acompanhadas por vômitos. Será que isso é enxaqueca? Vi que cafeína também causam dores de cabeça, mas para mim, pessoalmente, ajuda na melhora, agora não sei se é por eu tomar apenas duas vezes ao dia. Alguns alimentos também me causam dores de cabeças, principalmente aqueles que contém conservantes a base de morango, mas o estranho é que a fruta propriamente não me faz mal. Gostaria de saber mais sobre as dores de cabeças e seus tipos e sintomas e quando detectar uma enxaqueca e procurar um especialista no assunto. Desde já fico grata pelas informações.

    Atenciosamente, Letícia.

    • Teka says:

      Oi Letícia, obrigada por acompanhar o site!Sobre as suas dores de cabeça constantes estarem relacionadas à enxaqueca, acredito que sim, mas você terá que ir ao médico para avaliar melhor o seu caso.Há dores de cabeça que podem ser facilmente confundidas com enxaqueca, como por exemplo as dores de cabeça relacionadas com a sinusite.Pra quem tem sinusite alimentos a base de leite e gordura do leite podem piorar a inflamação e aumentar as dores de cabeça.Mas cada caso é um caso, você precisa fazer exames pra saber qual é o seu caso.Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *