Dieta rejuvenesce o cérebro

dieta



Agora temos mais um motivo para fazer dieta!Uma equipe de pesquisadores descobriu que fazer dieta rejuvenesce o cérebro, regula a memória e,  o aprendizado.A universidade católica do Sagrado Coração em Roma, identificou uma sequela causada pela prática da dieta,  o rejuvenescimento.Eles perceberam que a partir da dieta o corpo tende a ativar uma molécula chamada de Creb1, responsável por ativar a memória e o aprendizado nas pessoas.Esta molécula, por sua vez, aciona um grupo de enzimas relacionadas à longevidade, estas são chamadas de sirtuínas.

Embora a dieta nem sempre esteja relacionada a perda de peso, mas sim aos hábitos alimentares das pessoas de modo geral, ficou constatado que esta enzima só é acionada em casos de restrição alimentar, ou dieta rígida.Isto pode significar que ao passarmos fome durante algumas horas do dia poderemos estar acionando a nossa memória e rejuvenescendo nosso cérebro.Sendo assim,  é bom evitarmos alimentos que podem prejudicar esse processo, como alimentos gordurosos.

dieta

Como a gordura afeta nosso cérebro?

Foi constatado que alimentos gordurosos podem prejudicar o bom funcionamento cerebral e a memória a partir de experimentos realizados com ratos de laboratório.O resultado implica em perda no desempenho cognitivo e memória.

Segundo o professor de fisiologia da Universidade de Cambridge, Andrew Murray, existe a possibilidade da gordura ingerida prejudicar o processo de absorção de glicose.Acontece que o nosso cérebro necessita da glicose como complemento para seu bom funcionamento, e quando temos esse fornecimento interrompido podemos dizer que seu funcionamento poderá ficar comprometido antes mesmo de surgir o aumento de peso ou aquele pneuzinho.

Outros alimentos que fazem mal ao funcionamento do cérebro é o álcool e a cafeína em excesso.

Alimentos que fazem bem ao cérebro

Após passar algumas horas com fome, não caia de boca naquele salgadinho frito da esquina ou, numa bela picanha com gordura, lembre-se que seu cérebro necessitará de alimentos que mantenham o processo rejuvenescedor e não o contrário.Conheça alimentos que farão bem ao seu cérebro e a sua memória:

  • Verduras e frutas: brócolis, laranja, morango, banana, abacate, e couve;
  • Castanhas: amêndoas, nozes, e amendoim,
  • Grãos: soja, feijão, lentilha, grãos de trigo e semente de girassol;
  • Farelos: aveia;
  • Legumes: beterraba, batata doce, e cenoura;
  • Carne: peru;

Aproveite as dicas e mantenha-se jovem e bonita por dentro e por fora!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *