Dicas para fazer o bebê dormir



Assim que o bebê nascer você perceberá que precisará de dicas para fazer o bebê dormir, já que esta não costuma ser uma tarefa fácil para a maioria dos pais!O bebê recém nascido pode sofrer com cólicas, prisão de ventre, e passar por uma fase de adaptação que pode ser um tanto complicada, por isso muitos desses transtornos poderão refletir durante o seu sono, fazendo o bebê trocar o dia pela noite, sentir-se irritado, cansado e chorão.Mas não se preocupe, depois de maiorzinho você poderá controlar seus horários e adaptá-lo a uma rotina.

A rotina é essencial na vida de um bebê, e ela não deve ser descontrolada ou relaxada, pois assim você o estimulará a criar hábitos difíceis de serem mudados.

O que é preciso para o bebê dormir?

Para que o bebê possa dormir tranquilo,  sem dramas,  estabeleça algumas dessas regras:

  • Crie uma rotina: Mesmo ainda muito pequenos, é necessário que o bebê reconheça horários entre as mamadas e as sonecas para que se acostume a segui-los.Não é verdade que os recém nascidos devem ir para o peito da mãe toda vez que chora, por que nem todo choro é indicativo de fome, as mamadas devem ter intervalos de 2 ou 3 horas.O banho também pode ser relaxante e estimula o sono, portanto estipule um horário ideal para o banho do bebê todos os dias.
  • Identifique o problema: Depois de mamar e arrotar o bebê poderá sentir cólicas ou desconforto, isso é normal, balance o bebê no carrinho de bebê, ou no próprio berço para que ele volte a dormir, se ele contrair as perninhas, é sinal de que tem cólicas, neste caso pegue-o no colo e o encaixe nos braços balançando suavemente até que se acalme.Se a choradeira persistir, mude-o de lado e de posição até que melhore.Há casos em que a pediatra receita um medicamento para ajudar na expulsão dos gazes do bebê, administre o medicamento conforme o recomendado.
  • Diminua a quantidade de sonecas durante o dia: Enquanto os bebês crescem, desenvolvem maiores necessidades de se socializar e se desenvolver cognitivamente do que dormir, se perceber que o bebê está trocando o dia pela noite, ou dormindo menos durante a noite, diminua as suas sonecas durante o dia.

Como fazer a criança dormir no próprio quarto?

O ideal é que a criança não durma no quarto dos pais desde pequenos. Os bebês muitas vezes acabam indo dormir junto com os pais por comodidade, mas este hábito poderá se tornar um problema quando todos sentirem necessidade do próprio espaço.As dicas para resolver este problema são:

  • Crie uma uma rotina: Estabeleça horários para o jantar, banho e sono da criança.Durante este processo vá diminuindo o ritmo da casa, diminuindo as luzes, baixando o som da TV, e conversando mais baixinho, esta prática diária faz com que a criança entenda que já é hora de dormir, isso possibilita que ela mesma vá diminuindo o próprio ritmo.
  • Associe objetos: Faz bem à criança ou ao bebê,  ter um objeto com o qual ela possa associar aconchego e  tranquilidade a hora de dormir.Este objeto poderá ser um cobertor, um travesseiro ou um bichinho de pelúcia, assim que você entregar este objeto à criança, ela saberá que já está na hora de dormir, e se prepará sem birras.
  • Leitura: Ler para os filhos antes de dormir pode se tornar um hábito delicioso, mas para não se tornar cansativo, intercale esses dias  entre os pais.
  • Canções para dormir: O bebê também pode associar o sono a uma canção, a melhor opção deverá ser o som de água corrente.Grave o som da água ou riacho da internet e toque toda noite antes do bebê se deitar.

Todas estas dicas devem ser experimentadas pelos pais e adaptadas à personalidade de cada criança, experimentando e estilizando essas opções, você poderá alcançar o tão almejado objetivo de ter uma noite de sono tranquila e sem birras.

O que não fazer para que o bebê durma ?

Assim como temos truques para fazer o bebê se acomodar e dormir melhor, também devemos precaver algumas atitudes que podem prolongar o problema:

  • Discussões: Os bebês sentem quando o clima da casa não está bom e há discussões entre os pais e familiares.Para evitar este transtorno espere o bebê dormir e converse a fim de resolver problemas pessoais em cômodos distantes, jamais grite ou discuta em tom alto próximo do bebê.
  • Brincadeiras: A hora de brincar com o bebê ou com a criança é durante o dia ou durante a tarde, brincar na hora de dormir fará com que o bebê se sinta agitado e quando isso acontece, mesmo que ele esteja bastante cansado, terá dificuldades em diminuir o ritmo e adormecer.
  • Desacordos: Os bebês e as crianças sentem quando os pais não concordam com o método de dormir, por isso é bom que o método seja discutido antes desse horário, para que não haja conflitos de opiniões.Quando isso acontece o bebê se sente confuso e pode ficar irritado, ninguém consegue dormir quando está irritado!!!
  • Cansaço extremo atrapalha o sono: Sabe aquela conversa de vizinha: “deixa ele cansar bastante que ele dorme…”, pois então, é uma furada.Criança cansada demais não consegue pegar no sono.Pra que isso não aconteça, não permita que o horário de dormir ultrapasse horas, ou exagere nas atividades.Para prolongar o prazo do sono e diminuir as sonecas da tarde, comece lentamente fazendo que o bebê ultrapasse o horário do sono por meia hora, depois de adaptado prolongue o prazo para 1 hora e, assim por diante.

Aproveitem todas as dicas!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *