Home » Cuidados com o bebê » Quando furar a orelha do bebê

Quando furar a orelha do bebê


Você sabe quando furar a orelha do bebê para que ela não sinta tanta dor e sofra menos riscos de infecções?Nossos bebês já nascem sendo espetados e cutucados de todas as maneiras, eles precisam tomar algumas vacinas, passar pelo teste do pezinho e,  as meninas ainda têm que fazer o furo para os  brinquinhos na orelha!Para amenizar um pouco este sofrimento,  tanto para o bebê quanto para seus pais, selecionamos algumas dicas.

Quando furar a orelha do bebê?

Alguns médicos recomendam furar a orelha do bebê 15 dias após o seu nascimento, já que nesta fase o lóbulo da orelha do recém nascido ainda é bem fininha o que indica que o bebê sentirá menos dor.Este procedimento era comumente realizado nas maternidades, após alguns dias do nascimento do bebê, mas isso mudou, e as farmácias é que ficaram com esta responsabilidade, por isso a recomendação agora é que o bebê tenha tomado algumas vacinas antes dos pais decidirem furar a sua orelhinha em alguma farmácia, a não ser que, o próprio médico pediatra decida por realizar este procedimento.

Esta recomendação é importante para evitar que o bebê acabe por contrair alguma doença como hepatite, tétano ou coqueluche, além de uma possível infecção.Essas vacinas devem ser administradas até os 2 meses de vida do bebê.

brincos bebê

Onde furar a orelha do bebê?

Você pode optar por furar a orelhinha do seu bebê nos seguintes locais:

  • Em casa: Com o auxílio de um enfermeiro;
  • No consultório médico: Aproveite uma consulta com o pediatra para realizar o procedimento;
  • No acupunturista: Especialista no método chinês de aplicação de agulhas, e;
  • Nas farmácias: Com o auxílio de um farmacêutico.

Qual o tipo de brinco ideal para o bebê?

Os tipos de brinco ideal para o bebê são aqueles que não causam alergia ou,  os hipoalergênicos, como aqueles feitos de aço inoxidável.Brincos de ouro maciço também são indicados mas, alguns bebês podem sofrer reação alérgica.

Se você optar por furar a orelha do bebê em uma farmácia, o brinco deverá ser escolhido no local. Neste caso, o furo deverá ser feito com o próprio brinco e este não deverá ser mudado durante algumas semanas. Esses brincos são esterilizados e embalados para evitar qualquer possível infecção, e devem ser aplicados através de um aparelho disparador.

Para prevenir que o bebê se sinta incomodado com o objeto, certifique-se de que o brinco tenha uma tarraxa arredondada e cubra até a ponta da parte de trás.

Cuidados com a orelha do bebê após a colocação do brinco

Após o furo na orelha do bebê, a mãe ou responsável deverá cuidar para que o brinco seja girado de um lado para o outro todos os dias depois do banho.Para evitar infecções, aplique algumas gotas de álcool a 70%, e mantenha a região onde está o brinco, seca.

Caso não haja vermelhidão, secreção ou sangramento, permaneça com o mesmo brinco até 6 semanas, após este prazo o brinco poderá ser trocado, mas lembre-se de esterilizá-lo antes da troca,  e mantenha os cuidados.

O que pode causar inflamação na orelha que foi furada?

  • Umidade;
  • Alergia ao brinco que foi colocado;
  • Contaminação por falta de cuidados na esterilização do brinco.
  • Falta de cuidados após a colocação do brinco;
  • Furo localizado na cartilagem da orelha e não no lóbulo.

Certifique-se de que seu bebê terá todos estes cuidados.

 


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes