Home » Cuidados com o bebê » Quando ir ao oftalmologista

Quando ir ao oftalmologista


Quando ir ao oftalmologista para tratar possíveis danos na visão ou nos olhos? Acreditamos que este deva ser um hábito para pessoas com problemas para enxergar e por isso só nos lembramos de visitar o oftalmologista quando sentimos alguma dificuldade para ler ou escrever, mas na realidade, este tipo de acompanhamento médico é recomendado desde o nascimento dos bebês até os 40 anos idade.

Quando ir ao oftalmologista

Atualmente é possível diagnosticar com precisão, problemas oftalmológicos como, estrabismo, retinopatia da prematuridade, catarata e glaucoma quando o bebê ainda está em gestação, através de um pré natal bem realizado. A partir de tais resultados, assim que o bebê nascer poderá receber o tratamento adequado.

olhos

 Saúde ocular da criança

As crianças em fase escolar podem apresentar problemas de comportamento e dificuldade de socialização quando não enxergam bem. A vista embaçada dificulta o aprendizado e pode causar irritação, tombos durante o recreio, e dificuldades de adaptação em esportes.Por isso é muito importante estarmos atentos e realizarmos os exames oftalmológicos o quanto antes.

Os dados estatísticos apontam que 10% a 15% das crianças na escola apresentam problemas oculares.Entre os sintomas mais comuns temos a miopia e a hipermetropia.

Miopia

  • Causas: A miopia ocorre quando há problemas no globo ocular ou no cristalino.O globo ocular pode ser mais alongado ou o cristalino pode  possuir uma distância focal curta.
  • Sintomas: Dificuldade para identificar objetos a distância, assistir a filmes e dirigir carros.
  • Consequências: Dores de cabeça frequentes, lacrimejamento e tensão ocular.
  • Tratamento: O tratamento indicado para a miopia é a correção com óculos, lente de contato ou cirurgia reparadora.

Hipermetropia

  • Causa: A hipermetropia ocorre quando a imagem é focada atrás da retina.
  • Sintomas: Dificuldade para enxergar objetos próximos e leitura.
  • Consequências: Visão embaçada, dores de cabeça, sensação de peso em volta dos olhos, lacrimejamento e ardor nos olhos.
  • Tratamento: O tratamento indicado para a correção da hipermetropia é o uso de óculos, lente de contato e cirurgia reparadora.

Importância do tratamento oftalmológico

É importante tratar da saúde ocular das crianças porque algumas doenças só podem ser curadas nesta fase.Após um período de tempo as doenças oculares se tornam permanentes e podem levar a pessoa à cegueira.Consulte o seu oftalmologista periodicamente e evite danos maiores à sua visão.

 

 

 


About Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet.Casada há 17 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Ad Plugin made by Free Wordpress Themes