Valor Nutricional dos alimentos de São João

comida tipica



O melhor das festas de São João são as comidas típicas, todas quentinhas, saborosas e nutritivas. Seu preparo artesanal permite que provemos alimentos saudáveis e essenciais para o bom desenvolvimento de nossos filhos. Conheça o valor nutricional dos alimentos de São João.

Canjica

A canjica ou o mungunzá, é uma iguaria preparada a partir do milho branco ou milho verde.Seu valor nutricional é bastante rico, por que além de fibras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, o milho contém uma série de aminoácidos importantes para a boa saúde.

No seu preparo ainda adicionamos leite, açúcar, canela e amendoim, o que aumenta o seu valor nutritivo. A canela é antioxidante e possui propriedades medicinais, o leite fornece proteínas e o amendoim é rico em zinco, ácidos graxos polinsaturados e vitamina E.

Canjica (100g)

Energia (kcal)

Carb (g)

Lip. (g)

Prot. (g)

Fibra (g)

Fósforo (mg)

Ferro (mg)

Magnésio (mg)

Potássio (mg)

358,0

78,1

1,0

7,2

5,5

48,0

0,3

12,0

93,0

Fonte:Unicamp

Por ser um pouco calórica,  o ideal é que nos alimentemos com apenas uma porção diária com canela, que sacia a vontade de comer.

comida tipica

Doce de abóbora

Quem recusa um doce de abóbora com coco, não sabe o quanto está perdendo em sabor e saúde.A abóbora possui propriedades riquíssimas como vitaminas A e C, carboidratos e fibras.Seu preparo é realizado com açúcar, coco, e cravo, o que favorece seu valor nutritivo.O cravo possui propriedades medicinais importantes para o bom funcionamento do intestino, eliminando gazes, prevenindo a diarreia, náuseas e a má digestão, enquanto o coco oferece cálcio e fibras.

Abóbora moranga cozida (1xíc)

Caloria Carb(g) Prot(g) Cálcio(mg) Ferro(mg) Fósforo(mg) Potássio(mg) Tiamina(mg) Riboflavina(mg) Niacina(mg)
50 12 2 37 1,4 74 564 0,08 0,19 1

Bolinho caipira

O bolinho caipira é feito com farinha de milho, carne e temperos como a salsinha e a hortelã.A farinha de milho assim como o milho é muito nutritiva além de saborosa, contém vitaminas A e B, previne o câncer e o envelhecimento das células.Com a proteína da carne e as propriedades nutritivas da salsinha ou hortelã, que são ricas em vitamina A e C além de ferro e cálcio, elas estimulam o intestino eliminando gazes e promovendo ação diurética e anestésica.

Cuscuz

O cuscuz também é preparado com a farinha de milho, então já conhecemos seus benefícios, mas a sardinha, o pimentão e os ovos acrescentados à sua massa, além de deixar o prato delicioso faz dele uma refeição única.Os ovos contém proteínas, vitaminas e minerais, a sardinha é rica em ômega 3, e o pimentão é rico em vitamina C, além de ser estimulante de apetite, anti-inflamatório e anticoagulante.

Milho (100g)

Energia (Kcal) Carb(g) Prot(g) Fibra(g) Fósfoto(mg) Ferro(mg) Potássio (mg) Cálcio (mg) Sódio Tiamina(mg)
351 79 7,2 5,5 84 2,3 58 1 45 0,25

Sagu

O sagu é feito a partir da fécula de mandioca, assim como a tapioca, suas propriedades nutritivas são: cálcio, ferro , fósforo, sais minerais e vitaminas do complexo B.Seu preparo é feito com aromatizantes mas pode ser preparado com suco de uva.É um alimento de fácil aceitação e pode complementar a alimentação das crianças e dos bebês o ano todo.

Sagu(2 colheres)

Valor energético Carboidratos
114 28g

As bebidas como vinho quente e quentão, também possuem propriedades nutritivas interessantes porque são preparadas com gengibre, cravo, canela, vinho e frutas.Então, aproveite as festas de São João para comer e beber bem e com saúde.

Receita de canjica com leite condensado

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *