Planilha para controle de gastos

planilha de gastos



A planilha para controle de gastos irá servir para nos prevenir de assassinar nossa própria vida financeira. É claro que temos uma noção do quanto gastamos, mas ao colocarmos todos estes gastos em uma planilha, mesmo aqueles aos quais damos pouca importância, desvendamos o inimigo. A partir de uma planilha de gastos poderemos então equilibrar nossos ganhos e despesas de maneira clara e objetiva. Siga algumas de nossas dicas:

Organize suas contas

Para sabermos o quanto temos em ativos e passivos, ou ganhos e despesas, devemos organizar nossa papelada de contas. Podemos usar uma pasta de arquivos, uma pasta comum de saquinhos, ou uma caixa de contas. Separe as contas fixas (água,luz,telefone., hipoteca, escola, alimentos…) das outras contas.

No final do ano, após a declaração do seu imposto de renda, descarte os papéis que não servirão mais, ou acrescente novos.

Seja prevenida

Conte com possíveis imprevistos, grandes empresas contam sempre com o fator de risco para se planejarem e não irem à falência. A economia do país, a economia mundial, ou, a perda de emprego podem desestabilizar qualquer planejamento deficiente, e não é incomum que a falta de dinheiro possa ser um fator definitivo na vida de um casal. Costuma-se dizer que, com os problemas financeiros resolvidos, todos os outros se resolvem praticamente sozinhos.

Proclame independência

Mesmo que todos os gastos com a casa estejam sendo arcados pelo marido , namorado ou, companheiro, separe um valor para gastos pessoais e emergenciais. Estude maneiras de economizar o dinheiro da sua família no momento de fazer compras no supermercado, roupas e acessórios, este processo lhe trará segurança e benefícios antes impossíveis, como, viagens, passeios e até instrução educacional.

Para facilitar anote em uma caderneta, agenda eletrônica, ou no próprio computador, as economias da semana. Comece cortando restaurantes, cabeleireiro semanal, e compras em excesso. Estipule valores para a sua vida, pergunte-se o que vale mais para você, aulas adicionais para seus filhos,  ou um corte de cabelo novo a cada semana? Uma calçado de marca novo todo mês, ou, um passeio com a sua família? Ter dinheiro no bolso, ou, ficar sempre no vermelho todo final de mês? O que é mais importante pra você?

Lembre-se que, mesmo sem haver necessidade, você deve desejar ser independente e bem sucedida.

5 erros comuns entre as mulheres e o dinheiro

Além de fazer compras para tentar suprir alguma carência de fundo emocional, as mulheres cometem erros comuns quando o assunto é dinheiro, conheça alguns deles:

  • Não se colocar como prioridade;
  • Não estabelecer metas;
  • Não planejar, elaborar ou estabelecer um orçamento;
  • Deixar sempre pra depois;
  • Esperar que alguém tome conta de seus deveres financeiros.

Crie uma planilha de gastos

Há diversas planilhas de gastos disponíveis na internet. A partir delas você poderá calcular o seu valor líquido, fluxo de caixa,e,  ativos e passivos de forma a perceber se há ou não a necessidade de cortar gastos, se há possibilidade de fazer compras a prazo, e, estabelecer planejamentos futuros a partir de metas concretas e objetivas.

Para iniciar, comece digitando no Google, “planilha de gastos”, e obterá diversas opções para download. Com as contas organizadas, disponibilize da melhor forma possível seus gastos, e lembre-se de renová-los mensalmente.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *