Como manter um relacionamento

realcionamento



Apesar de carregarmos milhares de anos de evolução humana nas costas, ainda tentamos entender como manter um relacionamento.Talvez a razão esteja relacionada a nossa maior conquista, a comunicação.A falha na comunicação é apontada como fator determinante para os maus relacionamentos, potencialmente entre casais, o que demonstra que ainda devemos evoluir muito nesta área.Então, como podemos nos empenhar para melhorar e tornar nossos relacionamentos prósperos?

Selecionamos 4 dicas:

  • Divirtam-se: Casais que se divertem e vivem momentos felizes e descontraídos, podem ter uma sobrevida maior no que diz respeito ao relacionamento, por que cultivam menos brigas, menos ansiedade e menos sentimentos destrutivos.Assim, no final do dia, terão menos conflitos e poderão desenvolver maior afinidade.
  • Experimentem coisas novas: Sair da rotina faz muito bem a qualquer tipo de casal, mesmo os que se dizem mais conservadores, podem experimentar coisas novas como, novos restaurantes, novas amizades e novas cidades ou países.Criar um clima de descoberta é sempre motivador.
  • Sejam companheiros: Enquanto casais é importante apoiar-se no outro e permitir-se ser o apoio.Enquanto um não se sentir subjugado pelo outro, o relacionamento pode ter maiores chances de prosperar.As vezes um simples obrigado pode dar início a um sentimento de gratidão e reconhecimento que faz muito bem para um relacionamento.
  • Celebrem triunfos: Em momentos difíceis apoiem-se e celebrem a superação das dificuldades.É importante valorizar o apoio um do outro e reconhecer que juntos venceram obstáculos e que se sentem orgulhosos um do outro.
realcionamento

Quando um relacionamento está em risco?

Um relacionamento pode estar em sério risco quando ambos ou pelo menos uma das partes, passa a reagir de forma explosiva e agressiva por motivos simples e aparentemente  fáceis de serem tratados.A partir deste comportamento típico podem surgir outros dos quais poderiam acabar de vez com a relação entre um casal, tais como:

  • Críticas severas;
  • Ataques pessoais;
  • Postura defensiva e;
  • Isolamento.

Esses sinais podem surgir entre casais que se encontram em um relacionamento recente ou longo.A diferença está no modo como cada um deverá agir, ou seja, conforme a maturidade de cada casal, por exemplo: casais mais maduros certamente se isolam e preferem manter uma distância segura, defensiva, já casais jovens, geralmente se descontrolam, se atacam e exigem atenção.

As relações interpessoais são mesmo muito difíceis para todos nós, é como se ainda estivéssemos aprendendo a utilizar a comunicação, ainda não estamos muito bem desenvolvidos nesta área,  e casais que passam por dificuldades contornando situações difíceis com maturidade, respeito e gratidão, estão mais propensos a manter um relacionamento feliz, durável e harmonioso.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *