Como recuperar a autoestima

autoestima



Sabemos que precisamos procurar sobre como recuperar a autoestima, quando a confiança em nós mesmos se torna abalada. Se sentimos receio de impor nossas ideias por medo de falhar, ou por considerarmos a nós mesmos e nossos pensamentos sem importância, significa que  perdemos a confiança, e é chegada a hora de mudar. Manter uma autoestima elevada  nos proporciona motivação e energia para desenvolver e alcançar nossos objetivos, e não há nada mais natural e saudável para quem se encontra vivo! Além do que, quando estamos com a autoestima elevada procuramos estar bem em todos os sentidos da vida, e esse estado afeta diretamente nossos relacionamentos de forma positiva.

autoestima

Como recuperar a autoestima

Podemos sentir que precisamos recuperar a autoestima após passarmos por momentos de separação, perda, dificuldade financeira, desemprego e fracasso. Conheça algumas dicas que auxiliarão você a encontrar meios de se recuperar:

  • Reconheça o próprio valor: Reconhecer a si mesmo como uma pessoa que adquiriu e conquistou tanto momentos felizes, quanto bens materiais durante a vida, lhe fará lembrar da capacidade que tens de construir algo com as próprias habilidades e talento. Deve se lembrar também, que durante este percurso, cometeu erros e superou dificuldades, o que exigiu de você certas qualidades como, paciência, dedicação e esforço. Procure recuperar estas qualidades em você, lhes favorecendo algum valor.
  • Aceite a pessoa que você é: Ninguém é perfeito! E afinal o que é a perfeição se não aquilo que concebemos como útil e agradável a nós mesmos de forma individual e restrita. A sociedade impõe certas características de comportamento para o bom convívio das pessoas, mas desde que não ultrapassemos os limites da lei e do direito de ir e vir dos cidadãos, não há nada de errado em ser o que você é,  e como é. Se existe algum traço na sua personalidade que o torna diferente, não significa que está errado, só diferente. Aceite essa qualidade em você, mas se não gosta dela por que se sente infeliz, mude! Desde que esta mudança seja somente para te fazer feliz.
  • Diga não: Algumas pessoas permitem que os outros digam e façam por elas o que elas mesmas deviam dizer e fazer. Esta é uma fraqueza que arrasta a autoestima dessas pessoas para o último degrau abaixo do chão. Se você tem algo a dizer, diga! Se tiver que dizer “não” a algumas pessoas e sente preocupação em fazer isso, enfrente! Nada valerá mais a pena do que a atitude de tomar para si mesmo as rédeas da própria vida.
  • Assuma um novo desafio: Agora que você já se reconhece e se aceita, assuma um novo desafio, um novo relacionamento, um novo emprego ou uma nova forma de ganhar dinheiro. Encare com confiança mais esta etapa da sua vida, e não se preocupe em falhar novamente, preocupe-se em aprender com mais esta experiência, sabendo que pode se renovar com cada uma delas.

Práticas que nos ajudam a manter a autoestima elevada

Pratique hábitos que podem nos ajudar a manter a autoestima elevada:

  • Acorde cedo: Temos milhares de compromissos a serem resolvidos e nem sempre podemos resolvê-los como gostaríamos.Pra piorar, sempre tem alguém para nos chamar a atenção e dar quele puxão de orelha no trabalho, na escola ou em casa mesmo. Constantes situações como estas nos fazem nos questionar sobre a nossa própria competência, e com o tempo deixamos de acreditar que um dia fomos capazes de cumprir nossas obrigações com êxito. Evite esta situação acordando mais cedo e dando providência a suas obrigações com foco e objetivos claros. Assim, não haverá ninguém para lhe chamar a atenção ou lhe repreender durante o dia. Isso reforçará a confiança que tem sobre você.
  • Assuma suas responsabilidades: Se tem um cachorro ou qualquer animal de estimação, seja responsável por ele, seja responsável pelas suas plantas, sua casa e sua família. Todos estes seres que cercam você todos os dias da sua vida, precisam que assuma responsabilidades como horários, limpeza, alimentação, amor e educação. Cães precisam passear, plantas precisam ser podadas e filhos precisam ser alimentados, limpos e amados. Nenhuma destas responsabilidades podem ser deixadas para depois, ou podem ser mal atendidas. Nem mesmo o seu trabalho ou o fim do mundo podem sem usados como desculpa pelo descumprimento desses deveres. Assim que praticar estas tarefas com amor e precisão, se sentirá mais capaz e competente. Não terá motivos para se cuidar pois sabe que realiza um bom trabalho.
  • Cuide-se: Faz bem ao ego e a qualquer relacionamento estar bem consigo mesma. Por isso cuide-se. Alimente-se bem, pratique exercícios, meditação e goste do que vê no espelho.

Aproveite  todas estas dicas sobre como recuperar a autoestima e seja feliz.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *