Educação dos filhos: O que dizer quando eles falham

educação dos filhos



Na educação dos filhos, o que dizer quando eles falham, pode ser a diferença entre estar criando uma pessoa bem sucedida e uma pessoa fracassada quando na idade adulta. É natural que a maioria dos pais elogiem seus filhos mesmo em seus momentos de derrota e frustração, quando a criança passa  por uma tentativa mal sucedida. Geralmente, o que vemos são pais confortando seus filhos com frases do tipo: “Seu talento é natural”, ou, “Você é muito talentoso”, mas, mal sabem eles que, crianças acostumadas a se considerarem especiais por natureza se tornam adultos frustrados e mal sucedidos.

Uma pesquisa realizada pela doutora em psicologia  Carol Dweck, demonstra que crianças que foram criadas com incentivos desse tipo, não sabem lidar adequadamente com a derrota, e inevitavelmente falham quando colocadas à uma segunda prova. Carol Dweck realizou uma bateria de testes e alguns alunos não se saíram muito bem, mas o que chama a atenção, é que os exercícios e testes realizados em seguida pela doutora,  eram relativamente mais fáceis que os primeiros, e mesmo sendo capazes, estas crianças não alcançaram êxito. Isto demonstra total desequilíbrio emocional causado pela frustração da derrota do primeiro teste.

 

Desta forma, quando estas crianças se tornam adultas, passam a manter uma postura desequilibrada e insegura em relação aos desafios.Geralmente desistem, se sentem desencorajados, ou preferem nem tentar, enquanto esperam que seu talento nato as levem ao pedestal sem qualquer esforço.

O que dizer aos filhos quando eles falham?

O ideal é que os pais estabeleçam uma postura de incentivo incremental, ou seja, uma forma de transmitir aos filhos, que mesmo sendo talentosos, é preciso que se esforcem para alcançar o sucesso, trabalhando e aperfeiçoando suas habilidades com coragem, paciência e dedicação.

Como deve ser o incentivo dos pais ao filhos?Acompanhe alguns exemplos:

  • Quando o filho tira nota máxima na prova, ao invés de elogiarmos o resultado devemos elogiar o esforço por ele investido, dizendo: “Estamos orgulhosos do quanto você trabalhou por esta nota”.Mas, quando a nota não é alcançada dizemos: “Trabalhe mais da próxima vez, esforce-se, crie um grupo de estudos com os amigos ou tire uma hora do dia para se dedicar, você consegue”.
  • Evite que a criança se concentre na derrota e em pensamentos negativos, ao invés disso, tente fazê-la focar em uma solução para o problema. Não permita que a criança foque na reclamação e na amargura e sofrimento.Incentive a criança a encontrar meios que a tragam uma solução, e não transforme isso em um peso, este processo faz parte da vida, quando aprendemos a dar os primeiros passos caímos inúmeras vezes até podermos correr e saltar.
  • Michael Jordan uma vez disse: “Eu perdi 300 jogos e mais de 9.000 cestas, mas é por isso que hoje eu consegui ser um jogador de sucesso.”É importante demonstrar através de grandes exemplos, que os vencedores de hoje também passaram por duras provas até alcançarem o sucesso.

A psicologia vem mantendo estudos que proporcionam o desenvolvimento saudável de nossos filhos, e devemos nos servir destes para nos tornarmos pais cada vez melhores.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *