Dúvidas sobre estar grávida

teste de gravidez



As maiores dúvidas sobre estar grávida estão reunidas nesta página. As mulheres se sentem inseguras quando mantém relações nas quais podem engravidar por descuido, quando não usam contraceptivos durante as relações, ou, quando estão tentando muito ter um bebê e não conseguem. Alguns sintomas de gravidez são corriqueiros e podemos confundi-los facilmente, por isso reunimos as maiores questões sobre este assunto.

Qual é a sua dúvida?

Dúvidas sobre estar grávida

Mantive relações sem proteção um dia antes da minha menstruação, posso estar grávida?

O período fértil da mulher costuma ocorrer 15 dias após a menstruação, sendo assim, engravidar um dia antes da menstruação é muito difícil, mas se apresentar sintomas que as façam ter dúvidas, faça o exame de sangue.

teste de gravidez

Com quantos dias posso saber se estou grávida?

Após duas semanas o hormônio HCG já pode ser encontrado no sangue da mulher grávida, sendo assim o exame de sangue poderá ser realizado após 15 da relação sexual de risco.

Posso estar grávida se pratiquei o coito interrompido?

Sim, é  possível engravidar praticando o coito interrompido, principalmente se a mulher estiver em seu período fértil. O coito interrompido consiste na retirada do pênis durante a relação,  supostamente antes da ejaculação. O problema é que a lubrificação do órgão masculino contém milhares de espermatozoides, e mesmo com as chances reduzidas, a introdução do mesmo pode resultar em uma gravidez.

Posso estar grávida se mantive relações durante a menstruação?

Sim, é muito raro que a mulher engravide nesta fase, mas pode ocorrer da relação sexual acontecer no final do ciclo menstrual, favorecendo que o espermatozoide fecunde o óvulo até sete dias depois da ejaculação. Isto ocorre devido ao tempo de sobrevivência do espermatozoide nas trompas de Falópio.

É possível engravidar quando há ejaculação fora da vagina?

Sim, isto por que, trata-se de um procedimento conhecido como coito interrompido, e o mesmo não é um método seguro. Acontece que a lubrificação do órgão masculino contém milhares de espermatozoides que podem fecundar o óvulo.

Não houve penetração durante a minha relação sexual, posso estar grávida?

Provavelmente não! Mas se a mulher estiver no seu período fértil é muito arriscado manter qualquer tipo de relação de risco, ou seja, sem métodos contraceptivos,  como a camisinha por exemplo. A mulher se arrisca muito a contrair uma gravidez sem qualquer tipo de proteção.

O meu teste de gravidez deu negativo posso estar grávida?

Sim, depende do dia em que realizou o teste. O hormônio que acusa a gravidez neste tipo de teste é o HCG, e produziremos este hormônio apenas após a acomodação do embrião no útero. Este processo pode demorar até duas semanas, então, realizar o teste uma ou duas semanas após o coito pode resultar em um falso negativo.

Os testes de farmácia funcionam?

Sim, eles estão cada vez mais eficazes, algumas marcas garantem um resultado correto com apenas um dia de atraso menstrual.

Com quantos  dias posso fazer o teste de farmácia?

O teste de farmácia deve ser realizado após o atraso menstrual. Para garantir é bom aguardar que o atraso complete uma semana.

O teste de gravidez caseiro funciona?

Não há testes de gravidez caseiros que possam ser usados como resultados positivos ou negativos de uma gravidez. O cloro ou a água morna não são capazes de identificar o hormônio HCG com base na urina da mulher.

Quando posso fazer o exame  de sangue para gravidez?

O exame de sangue pode ser realizado 15 dias após a relação sexual de risco. Nesta fase o hormônio que acusa a gravidez já deverá estar presente na corrente sanguínea da mulher.

Estou com todos os sintomas de gravidez mas meus exames deram negativos, posso estar grávida?

Se os exames foram realizados no prazo correto eles não apresentam falha. Os testes de farmácia devem ser realizados após uma semana do atraso menstrual e o exame de sangue deverá ser realizado após 15 dias da relação de risco.

Estou com os seios doloridos, dor de cabeça e dor no pé da barriga, estou grávida?

Os sintomas da gravidez podem ser facilmente confundidos com mal estar por intoxicação, problemas de pressão ou infecção urinária, sendo assim, o teste ou o exame de sangue podem ser a única forma de identificar o problema.

Sinto todos os sintomas da gravidez mas também sinto dor ao fazer xixi, estou grávida?

É muito comum que mulheres grávidas se queixem de dor ao urinar. Trata-se de uma possível infecção urinária, muito comum nesta fase inicial da gestação, para ter certeza faça o exame de sangue ou teste de farmácia respeitando os prazos para a eficácia de cada um.

Posso engravidar tendo ovários policísticos?

Sim, a mulher pode engravidar tendo ovários policísticos. É um processo mais difícil e demorado, exige cuidados e acompanhamento médico, mas não é impossível.

Os antibióticos podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional?

Esta é uma questão polêmica, pois envolve o tipo de anticoncepcional e o tipo de antibiótico, no entanto é aconselhável que se redobre os cuidados com a proteção durante o período de tratamento com antibióticos.

Posso engravidar fora do período fértil?

O período fértil dura cerca de 7 dias. Mas só um dia deste período é o dia propício para uma gravidez, os três dias anteriores e os três dias posteriores são dias de risco, pois o espermatozoide pode sobreviver nas trompas de Falópio até encontrar o óvulo. Sendo assim, há chances de se engravidar pouco depois ou,  pouco antes do período fértil.

Como o muco vaginal pode indicar o período de fertilidade?

O muco vaginal se encontra de cor transparente e menos denso durante o período fértil. Assim o espermatozoide pode alcançar o óvulo com maior facilidade.

Posso estar grávida estando menstruada?

Não! As mulheres grávidas não menstruam! Pode ocorrer algum sangramento devido ao alojamento do embrião no útero, ou devido a restos de sangue que podem se soltar do útero nesta fase, mas nada que se possa ser confundido com um ciclo menstrual normal.

Estou com todos os sintomas de gravidez mas o teste deu negativo posso estar grávida?

Se os testes foram realizados dentro do prazo comum para a eficácia dos mesmos, então a mulher não está grávida, mas se ainda houver dúvidas repita os exames ou o teste de farmácia.

Esta fase é cheia de sentimentos conflitantes que podem causar ansiedade e medo, portanto convém consultar um médico que possa acompanhar o caso de perto.

Sintomas de gravidez

Tire mais dúvidas, assista ao vídeo, inscreva-se no canal, e siga em todas as redes sociais para não perder nenhuma atualização e novidades.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

10 thoughts on “Dúvidas sobre estar grávida

  1. Maria Clara says:

    Tive minha primeira relação ****** com preservativo a pouco mais de uma semana. Minha menstruação estava para descer, e logo após o sangramento começou. Já faz 8 dias e eu ainda estou com pouco sangramento, e passei mal esta manha. Existe possibilidade de estar gravida?

  2. michele says:

    Oie me tira uma dúvida por favor… com duas semanas de gestação o corpo se programa para receber o novo ser, mas isso quer dizer que o espermatozoide já está la dentro né, esperando pra ser fecundando?

  3. Iasmim says:

    Olá. Pratiquei o coito interompido um dia após a minha suposta ovulação , sei dos riscos que corro mas meu marido não gosta de camisinha e eu não gosto de remédios, praticamos o coito a três anos e não veio bb. Há 6 meses estou acompanhando meu ciclo , e gostaria de saber como funciona uma provável fecundação após um dia passado da ovulação .

    Muito Obrigada Por Sua Atenção.

    • Teka says:

      Olá Iasmim, a concepção após a ovulação pode acontecer por que o espermatozoide sobrevive por até 48 horas e pode acontecer dele se encontrar com o óvulo neste período, principalmente por que, o óvulo ainda não foi descartado pela menstruação. Espero ter ajudado bj.

  4. Márcia says:

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida. Minha última menstruação foi dia 25/08 e no dia 08/09 tive um leve sangramento que durou meio dia, qdo foi agora dia 18/09 q era pra monstra vir ela veio mas está bem rala e fraca, nem suja a calcinha, sinto cólicas leves e à noite sinto muita vontade de fazer xixi. O que pode ser? Minha menstruação sempre vem bem forte e bastante nos 3 primeiros dias. Semana passada fiz um teste de farmácia e deu negativo. Será q é nidação ou menstruação estranha? Obrigada

  5. josilene says:

    sou testante… fiz relação sexual no dia 05/09/2015… mas minha mestruacao desceu no dia 12, mas veio bem pouquinho durou 4 dias, fiz o beta mas deu negativo… será q devo espera mãos um pouco pra repetir outro exame
    me ajudem por favor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *