7 erros dos pais na educação dos filhos

psicologia infantil



Ao nos tornarmos pais, cometemos erros com a educação dos filhos, que muitas vezes nem nos damos conta. Mas certas atitudes nossas, podem comprometer o futuro dessas crianças. Os terapeutas e especialistas no assunto argumentam o quanto podemos ser prejudiciais, e apontam nossos erros mais comuns, conheça cada um deles.

7 erros dos pais na educação dos filhos

Esta seleção de erros em relação a educação dos filhos,  foi criada a partir da observação de especialistas no assunto, pais e educadores:

 

Super proteção

Os pais super protetores são aqueles que defendem seus filhos mesmo quando eles apresentam mal comportamento social. Estes, costumam ceder a seus caprichos com facilidade, não argumentam as possibilidades da criança não ter razão, colocam seus filhos acima de qualquer erro, e costumam considerar que a culpa é sempre de terceiros.

A intenção desses pais pode ser a mais nobre entre todas, que é a de proteger a criança de qualquer tipo de sofrimento, rejeição ou frustração, porém, as tornam críveis de que estão acima da lei.

Para resolver o problema, analise a questão da indisciplina e procure ser justa do ponto de vista de outros pais. Admita que seu filho também pode e deve assumir as responsabilidades por seus erros.

Hostilidade

Ser hostil em casa ou com outras pessoas, pode ensinar seu filho a se desentender constantemente. Eles aprendem  que a única forma de resolver uma questão a seu favor, deve ser aquela que obriga o outro a aceitar sua opinião imposta de forma obrigatória, debaixo de gritos, descontrole emocional e nervosismo.

O ideal é tentar lhes fazer perceber que a partir de uma conversa amigável, na qual as pessoas são capazes de se entender sem conflitos extremos, os problemas podem ser melhor solucionados.

Mentira

Há certas ocasiões, nas quais os pais se vêm obrigados a fazer promessas que mais tarde, certamente não poderão ser cumpridas. Estas “mentirinhas” jamais são esquecidas, e fazem as crianças criarem expectativas reais. Mais tarde se sentirão frustradas, decepcionadas, e revoltadas.

Evite mentir:  tomar injeção dói, as verduras nem sempre são gostosas e,  vamos anotar todas as promessas que  o papai fez para se lembrar de cumprir. Acredite, se perguntar a eles quais são elas, certamente se lembrarão!

Brandura

Cozinhar as travessuras das crianças em fogo brando, a fim de viverem momentos agradáveis inesquecíveis, pode fazer com que ela cresça indisciplinada. É preciso ensinar aos filhos os limites da liberdade de expressão, da indisciplina e da revolta. É possível que a criança apresente resistência às regras de instituições escolares por exemplo. Por isso é importante se manter atenta  em relação a educação dos filhos nesta questão, principalmente se houver alguma reclamação por parte da escola.

Rigidez

Por outro lado, os pais devem se limitar contra o excesso de disciplina imposta sobre as crianças. Elas podem ficar sobrecarregadas de tarefas e se sentirem oprimidas. O mal da opressão pode causar transtornos psiquiátricos, baixa auto-estima, timidez, depressão e ansiedade.

Procure permitir que a criança possa ter momentos de infância, como brincar na areia do  parque, andar descalço sobre a grama da pracinha, e brincar de jogar bola com os colegas da vizinhança por exemplo.

Imposição

Impor educação às crianças como forma de acelerar o seu aprendizado, adiantando um processo que deveria seguir seu curso natural, pode fazer com que ela se sinta incapaz. Isso acontece devido à pressão para que ela aprenda lições que ainda não devem  lhe ser compreensíveis. Não é só por que uma criança apresenta maior facilidade em aprender determinado tipo de disciplina, escolar ou artística, que as outras também deverão apresentar a mesma facilidade.

Chantagem

Com a esperança de que seu filho se alimente bem para crescer forte e saudável, muitos pais se rendem à chantagem como forma de obrigar a criança a comer. Esta atitude poderá causar sérios distúrbios alimentares na criança a partir de sua adolescência. Isto se deve ao fato da criança facilmente associar esta atitude dos pais, como uma punição.

Onde acertamos como pais inexperientes?

Os pais inexperientes acertam na educação dos filhos quando procuram por informações que os auxiliam a melhorar a maneira como os educam. Muitas vezes, estes serão aqueles que se sairão melhores como pais, pois admitem que podem errar, e assim abrem espaço para o acerto.

Os erros ainda deverão ser inevitáveis, mas a constância e o amor prevalecerão.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *