Como o fio dental pode evitar a infertilidade feminina

fio dental



As mulheres com saúde bucal perfeita apresentam maiores chances de engravidar. Esta é a conclusão de pesquisadores da Universidade de Western na Austrália. Eles realizaram testes que puderam comprovar que, mulheres  com a saúde bucal prejudicada demoravam até sete meses para conseguir engravidar, enquanto as outras engravidavam em apenas 5 meses. Ao todo foram analisadas 3.500 mulheres até a conclusão do estudo.

Os cientistas já desconfiavam que doenças que atacam as gengivas, como a periodontal, provocavam problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, artrite e aborto, mas não esperavam que pudessem prejudicar as chances de engravidamento. Com a descoberta de mais esse empecilho, eles recomendam que antes de tentar engravidar a mulher pare de fumar,  evite ingerir bebidas alcoólicas, evite o excesso de peso, e consulte um dentista.

infertilidade feminina

Causas das doenças de gengiva

As gengivas adoecem por conta das bactérias que habitam a nossa cavidade oral. Elas causam inflamação ao redor do dente, mal hálito, sangramento, e mudança na cor das gengivas e língua. Muitas vezes, se não tratada corretamente, a infecção pode avançar até a corrente sanguínea e prejudicar outras partes do corpo.

Como o fio dental pode evitar a infertilidade feminina

A infertilidade feminina acontece quando a mulher apresenta  problemas nas trompas de Falópio, doença inflamatória pélvica, endometriose, doenças genéticas, problemas hormonais, distúrbios na ovulação, ou saúde bucal prejudicada. Quando a saúde bucal alcança certo grau de inflamação,  pode acabar contaminando o sangue, infectando o mesmo com bactérias, e prejudicando o funcionamento adequado do organismo.

O fio dental atua realizando a limpeza entre os dentes onde as escovas comuns não alcançam. Ele retira pequenos restos de alimentos evitando o acúmulo de bactérias que podem causar graves infecções.

Os homens também podem podem sentir os sintomas da infertilidade por conta de uma saúde bucal prejudicada. Estudos apontam que o esperma também fica prejudicado pela infecção originada nas gengivas.

Como evitar as doenças de gengiva

Os cuidados com as gengivas são simples e habituais. A escovação deve ser realizada pelo menos 3 vezes ao dia, e o fio dental deve ser aplicado diariamente. É recomendado que se visite o dentista a cada 6 meses para limpeza e cuidados. Assim você evitará diversos problemas.

Tratamento da doença periodontal

A boca geralmente não apresenta nenhuma alteração grave no início da infecção. Você deve ficar atento a dores durante a mastigação de alimentos, diferença na coloração do dente, ou mudança na cor das gengivas. Gengivas saudáveis são rosadas e não vermelhas. O procedimento deverá seguir conforme a gravidade da infecção observada pelo dentista. Em casos graves é indicado limpeza profunda ou raspagem, escovação da raiz e alisamento dos pontos ásperos das raízes dentais.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *