Como criar um plano de parto



Os planos de parto são muito comuns nos Estados Unidos, e é realmente uma maneira muito eficiente das mães se prepararem para o nascimento do bebê. Durante o processo de criação de um plano de parto você vai descobrindo coisas que não sabia sobre você mesma, e acaba solucionando muitas dúvidas também, como por exemplo, como são feitos os mais diferentes tipos de parto e qual tipo de parto você gostaria de ter, o que levar na mala para a maternidade, quem estará com você no momento do parto se ocorrer algum imprevisto e seu marido não puder ir, e etc. Os planos também possibilitam que você possa projetar as suas funções futuras, e programar como deverá ser a sua rotina após o nascimento do seu bebê. Você também deverá manter engatilhado nomes e telefones de pessoas que você gostaria de poder contar como, babás, pediatras, serviços domésticos e coisas do tipo.

Acompanhe então uma lista detalhada com dicas que auxiliarão você na criação do seu plano de parto para que tudo ocorra conforme o planejado, ou, muito perto do que se esperava.

Como criar um plano de parto

plano de parto

O parto de nossos filhos são únicos e imprevisíveis, e por isso é importante ter um plano estratégico para evitar dúvidas em relação a tomadas de decisões  que podem fazer deste momento incrível um pesadelo.

  • Pesquise sobre os mais diversos tipos de parto.
  • Converse com mulheres que tiveram filhos para tirar eventuais dúvidas.
  • Consulte a regulamentação do seu plano de saúde para não ter que lidar com cláusulas surpresa.
  • Tenha o contato da pessoa que levará você ao hospital sempre por perto, mas também tenha em específico, contatos extras.
  • Você precisará de ajuda nos primeiros dias, quem irá lhe ajudar? A pessoa com quem você está contando está  de acordo? Se acontecer um imprevisto tenha uma segunda opção.
  • Qual será o hospital no qual dará a luz? Endereço.
  • Quem deverá ficar com os animais de estimação?
  • Quem irá filmar ou fotografar? Tenha pelo menos 2 contatos.
  • O que fazer para facilitar a minha rotina pós parto – consertar pequenos detalhes em casa como vazamentos, fungos na parede, eliminar tapetes pois podem causar alergias respiratórias, lavar as cortinas,  carregar o freezer com comida congelada, manter as roupas sempre lavadas, manter a higiene e a arrumação em dia para não acumular serviço e outras coisas do tipo.

Como deve ser o formato do meu plano de parto

Os planos de parto agora podem nos acompanhar para qualquer lugar pois cabem perfeitamente nos mais diversos tipos de celulares. Basta que você o crie um documento no programa Word e o envie para o seu próprio endereço de e-mail com o anexo. Mas se preferir, também poderá fazê-lo à mão, e usar uma agenda ou um caderno especialmente selecionado.

Tipo de parto

Se você já se decidiu pelo tipo de parto que gostaria de experimentar no nascimento do seu filho, aconselhe-se com seu médico e crie uma seleção com estratégias do tipo:

1 ª opção – parto natural – doula – contato

2 ª opção – parto natural – hospital – contato – endereço – telefones para emergência

Muitas vezes o plano de ter um parto natural em casa pode ser impossibilitado devido a diversas complicações das quais não temos controle, por isso é bom estar prevenida.

Pós parto

Após o parto você deverá ir para casa, e iniciará a sua nova rotina. Para que tudo corra bem, você já deve ter separado muitas providências antecipadamente, então, poderá ficar mais tranquila e relaxada para aproveitar o seu bebê. Aproveite então para por em prática os milhares de vídeos explicativos sobre como trocar e dar banho no bebê, e também tudo o que aprendeu neste período de espera, com os inúmeros  artigos em sites na internet.

Com a  organização e a rotina tendo sido preparada antecipadamente,  você certamente terá mais tempo pra dormir e menos preocupações além daquelas que você já tem com o bebê.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *