O melhor cereal para crianças em desenvolvimento

cereal



Os cereais podem ser introduzidos na alimentação do bebê a partir de seus doze meses, fase em que o bebê já se alimenta de grãos e sólidos. Mas nem todo tipo de cereal é indicado para as crianças em desenvolvimento, alguns cereais contém uma quantidade muito alta de açúcar, e pode causar cárie (mesmo antes dos dentes terem nascido), obesidade e diabetes.

Sendo assim, para facilitar a sua escolha no supermercado, selecionamos alguns cereais que podem ser considerados ideais para o desenvolvimento do seu filho.

Qual é o melhor cereal para crianças em desenvolvimento?

Para um cereal ser considerado fonte de fibras, ele deve conter no mínimo, 3 gramas de fibra para cada 100 gramas do produto. 

Uma avaliação realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor concluiu que, 18 marcas de cereais disponíveis em supermercados apresentam tabelas de indicação nutricional não condizentes com o produto,  altos níveis de açúcar, sódio, e baixa quantidade de fibras. De acordo com a OMS, Organização Mundial da Saúde, o ideal é que uma criança de 3 anos consuma até 14 gramas de açúcar por dia, porém, os cereais testados apresentaram até 13 gramas de açúcar por porção, 90% a mais que a quantidade de açúcar indicada pela organização.

A partir destas informações, o melhor cereal para o desenvolvimento da criança seria o farelo de aveia ou gérmem de trigo. Eles não possuem aditivos químicos, são constituídos por uma maior quantidade de fibras, e oferecem menos riscos de alergia. Podem ser misturados ao leite, 1 fruta, e adoçados com mel.

Para evitar proibições e ser muito rigorosa com as crianças, compre cereais sem açúcar para serem adoçados em casa. Deixe que a criança consuma este tipo de cereal de vez em quando. Os nutricionistas recomendam até 4 refeições com cereais por dia, incluindo arroz integral, que é mais nutritivo e saudável, e também, pães e biscoitos.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *