11 coisas a fazer depois que o bebê nascer

bebê



Após o nascimento do bebê há tanta coisa pra ser feita, que eu resolvi desenvolver uma lista pra mamãe nenhuma ter problema! Aproveite também para tirar dúvidas e se inteirar sobre questões comuns do pós parto como licença maternidade e licença paternidade.

11 coisas a fazer depois que o bebê nascer

1. Recolhimento do sangue do cordão umbilical

A recolha do sangue umbilical é uma decisão que deve ser ser tomada antes do parto. O casal precisa se ocupar de encontrar uma clínica especializada para a realização do procedimento logo após o parto. O sangue umbilical deve ser recolhido em casos de doenças hereditárias na família, para proteger o bebê,  quando e, se, for preciso, em algum momento de sua vida.

2. Registro do nascimento do bebê

O primeiro registro de nascimento do bebê é gratuito e pode ser feito no prazo de 20 dias. Se no hospital em que estiver dando a luz houver este serviço, convém agilizar o procedimento. Basta os documentos de identificação do pai, da mãe, e uma testemunha.

3. Licença maternidade

A licença maternidade pode ser iniciada até 28 dias antes do parto, para grávidas que não se sentem muito bem no finalzinho da gravidez e prefere se resguardar. Este prazo também é importante para a gestante que deixou os preparativos do parto para última hora. A licença maternidade não é o mesmo que benefício saúde. A gestante precisa dar entrada no pedido de licença maternidade para se assegurar após o parto.

4. Licença paternidade

O pai também tem o direito de fazer o pedido de licença paternidade. A licença do pai deve ser remunerada e constar de 5 dias úteis. Caso a criança nasça no final de semana, a licença só deverá valer na segunda-feira. Há empresas que ampliam a licença paternidade para até 30 dias, mas como esta não é uma ação obrigatória, não são todas as empresas que aceitam fazer esta ampliação.

5. Inclusão do bebê no convênio da família

Do momento do parto até o nascimento do bebê, o convênio médico da mãe deverá cobrir todos os primeiros cuidados. Após este prazo os cuidados com o bebê passam a ser cobertos pelo plano do pai ou o responsável legal. Para incluir o bebê no plano médico da família, o pedido deve ser feito em até 30 dias.

6. Teste do pezinho

Assim que a mãe e o bebê saem do hospital, devem recorrer ao serviço de saúde para a realização do teste do pezinho até o 5º dia de vida do bebê. Outra opção é realizar o procedimento no próprio hospital, caso ofereçam este serviço.

7. A primeira consulta do recém nascido ao pediatra

O bebê recém nascido deve consultar o pediatra logo na sua primeira semana de vida. Serão observados peso, aleitamento, regurgitações, cólicas, gazes e os pais poderão esclarecer algumas dúvidas.

8. A primeira vacina do bebê recém nascido

A primeira vacina do bebê recém nascido deve ocorrer após os 30 dias do seu nascimento. A dose a ser recebida, é a BCG, ela imuniza a criança contra a tuberculose.

9. Primeira consulta da mãe ao ginecologista

Marque uma consulta com o seu ginecologista para saber se correu tudo bem com o seu parto, e também,  para saber qual deverá ser o anticoncepcional mais adequado durante o período de amamentação. Aproveite para consultar sobre possíveis problemas de constipação, muito comum após o parto.

10. As primeiras fotos do bebê

Se o hospital não tiver um fotógrafo cadastrado, contrate um profissional que possa registrar este momento, e também o bebê após o seu nascimento. As fotos do primeiro mês do bebê são as mais fáceis de serem clicadas.

11. Envie cartões de agradecimento

É praxe agradecermos as pessoas que nos visitam e demonstram atenção e carinho conosco durante este momento tão especial de nossas vidas, sobre tudo aquelas que se dedicaram a reservar alguns minutinhos para nos presentear com lembrancinhas. Agradeça enviando um cartão ou, reserve a estas pessoas uma singela lembrancinha de nascimento.

Agora que esclarecemos tantas dúvidas sobre a questão do pós nascimento, tudo o que você precisa fazer é se preparar para este momento. Desejo uma boa hora.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *