Conheça o nutriente que melhora o sono das crianças

sono criança



Cerca de 40% das crianças sofrem de insônia ou apresentam dificuldades para dormir. Este estado pode prejudicar o seu desenvolvimento, causando estresse durante o dia, depressão, problemas de comportamento, obesidade, fadiga e outros problemas de saúde.

Para melhorar o sono das crianças, um estudo foi realizado pela Universidade de Oxford,  revelando que uma dieta equilibrada pode favorecer a qualidade do sono infantil e melhorar o seu desenvolvimento. Saiba tudo sobre este estudo e melhore a qualidade do sono de seu filho.

Qual é o nutriente que melhora o sono das crianças?

Os resultados puderam ser observados através de amostras de sangue retiradas de 395 crianças, e demonstraram que, aquelas que dormiam melhor, apresentavam uma quantidade superior de ácido graxo no sangue. O ácido graxo pode ser encontrado em alguns peixes gordurosos como o salmão e algas marinhas, também conhecido como Ômega 3.

Embora os estudos não sejam conclusivos em relação ao fato de como o ácido graxo  atua em benefício do sono, percebeu-se que, as crianças que dormiam mal, ao serem submetidas a uma dieta balanceada e rica em ácido graxo, apresentaram uma melhora significativa em relação ao sono. Elas acordaram menos durante a noite, o que favoreceu a qualidade do sono, e, ainda alcançaram 1 hora a mais dormindo.

Alimentos que contém nutrientes que melhoram o sono das crianças

Alguns alimentos podem ser adicionados à dieta da criança para que ela possa se desenvolver com saúde e dormir melhor. Estes alimentos são:

  • Sardinha: A sardinha é um tipo de peixe de água fria que necessita acumular gordura para não morrer congelada nas profundezas dos mares, e é exatamente nesta gordura que encontraremos os ácidos graxos essenciais. Elas também se alimentam de algas marinhas que contém uma elevada concentração de Ômega 3.
  • Ovo: A gema do ovo contém ácidos graxos que ajudam a criança a se desenvolver melhor. Mas por se tratar de um alimento muito gorduroso, é aconselhável que seja consumido apenas 1 vez por dia e de forma cozida.
  • Óleos vegetais: Os óleos vegetais como, óleo de  soja, óleo de linho, óleo de canola, e óleo de noz, são ricos em ácidos graxos ou Ômega 3. Eles devem ser consumidos de preferência crus em saladas.
  • Sementes: As sementes de linhaça, chia ou salva, possuem alto teor de ácidos graxos em sua composição, e podem ser consumidos no iogurte, salada ou cereais.
  • Vegetais: Entre os vegetais, aqueles que apresentam maior teor de Ômega 3 são, o brócolis, o espinafre, a alface, a couve e o pepino.

Procure implementar estes alimentos saudáveis na dieta do seu filho e espere por ótimos resultados.

Benefícios do Ômega 3 para a saúde das crianças

O Ômega 3 combate a depressão infantil, e melhora a capacidade de memória das crianças. As crianças que sofrem de depressão não são tristes, mas inseguras, se sentem muito apegadas aos pais, não gostam de frequentar a escola, dormem mal e comem pouco. A melhora do sono pode favorecer a sua recuperação.

3 receitas de sucos ricos em Ômega 3

Os sucos são saborosos e muito apreciados pelas crianças. Faz bem se substituirmos pelo refrigerante que em nada contribuem para uma boa saúde e desenvolvimento.

Suco de laranja com melão e maçã verde

Este suco é bastante aceito pelas crianças, pois tem um sabor muito agradável, você irá precisar de:

  • 1 copo de 100 ml de suco de laranja lima
  • 1/2 maçã verde
  • 1 fatia de melão
  • 1 colher de linhaça dourada

Bata todos os ingredientes no liquidificador e adoce com mel ou açúcar.

Suco de laranja com morango

Este suco é atrativo pela sua coloração vermelha. Os ingredientes são:

  • 100 ml de suco de laranja lima
  • 5 morangos
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de linhaça dourada

Adoce se precisar.

Suco de abacaxi com pepino

Este suco é muito bom pra repor os ácidos graxos.

  • 1/2 pepino
  • 3 rodelas de abacaxi sem o miolo
  • 1 colher de chia ou linhaça
  • 100 ml de água

Adoce se necessário.

Além dos sucos, tente acrescentar os alimentos ricos em ácidos graxos e reduza frituras.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *