Como amamentar filhos gêmeos

gemeos



As mães de gêmeos devem se preparar para a amamentação dupla com disciplina, rotina e paciência para não acabar desistindo durante o processo, que pode ser cansativo e doloroso. Neste artigo vamos tirar algumas dúvidas e também aproveitar algumas dicas que servirão de apoio às mamães de gêmeos, pais e familiares.

Como amamentar filhos gêmeos

Não importa o tamanho dos seios, a mulher pode amamentar até trigêmeos sem precisar complementar com leite em pó, a amamentação, retirar o leite também pode ser de grande ajuda, mas a grande salvação será fazer o bebê aprender a sugar corretamente para estimular a produção de leite. Quanto mais o bebê mama na mãe, mais a mãe produz leite.

Mães de gêmeos precisam de muita ajuda

Durante os primeiros meses do bebê em casa, a mãe de gêmeos precisará de muita ajuda. É essencial que ela esteja somente focada em amamentar seus bebês, para que eles se desenvolvam saudáveis e ganhem peso. A maioria destas mães acabam desanimando por arcarem também com a arrumação da casa, roupa, e alimentação da família. Acontece que ao fim do dia, esta mãe se encontrará muito cansada para continuar amamentando.

Outro fator desgastante, que afeta a maioria das mães, mas principalmente as mães de gêmeos, é a culpa. A mãe que toma para si muitas responsabilidades acaba não conseguindo realizar todas elas como gostaria, se sente culpada, incapaz e acaba desistindo.

Organize uma rotina

A rotina nos ajuda a estabelecer os horários das mamadas sem que isso se torne um grande tormento para a mãe, o bebê acaba se acostumando e a mãe consegue ter um descanso entre essas mamadas. Aproveite estes curtos intervalos para cochilar, tomar banho e  se alimentar. Mas é claro que nem sempre a rotina irá funcionar, imprevistos como cólicas, dor de ouvido ou visitas inesperadas sempre acontecem.

Amamente um bebê de cada vez

Aquele que chorar primeiro é o campeão da vez, e se o outro acordar logo depois, peça para alguém segurar as pontas pra você. Não se sinta culpada, em minutos ele será alimentado, não irá morrer por esperar alguns minutinhos. Outra dica é retirar o leite e congelar, assim, sempre que um acordar depois do outro, o pai, a avó ou a ajudante poderá alimentá-lo com a mamadeira. Com o tempo, amamentar um de cada vez  ficará cada vez mais fácil.

Como armazenar o leite materno

Acompanhe algumas dicas para armazenar o leite corretamente:

  • Higienize as mãos e os recipientes de coleta do leite.
  • As mamas também ser limpas com soro fisiológico. O soro também trata possíveis rachaduras no bico do peito.
  • Mantenha o leite resfriado na geladeira por até 24 horas.
  • Para congelar o leite use frascos de vidro.
  • Para descongelar o leite prefira banho-maria (aqueça a água e coloque o recipiente dentro).
  • Para aquecer o leite prefira banho-maria também. Outros métodos podem desperdiçar os nutrientes do leite.

Caso as mamas fiquem muito inchadas e doloridas, faça compressas com água quente, um pouco de sal e vinagre. Massageie as mamas para estimular a descida do leite.

Benefícios do leite materno para o bebê

O leite da mãe é rico em propriedades essenciais para a saúde e o desenvolvimento do bebê, previne diarreias, infecções e doenças respiratórias.  Ele também fortalece o sistema imunológico do bebê, o vínculo afetivo entre mãe e filho e os músculos da boca, que favorecerão a fala.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *