Remédio natural para tratamento da sinusite

sinusite



A sinusite acontece quando há inflamação da mucosa localizada na cavidade da face, que inclui a região dos olhos, bochechas e a região do nariz. Esta inflamação pode ser causada por vírus, bactéria, fungo, poluição ou agentes químicos. Os sintomas da sinusite são dor de cabeça, dor na face, e em alguns casos, febre. A dor da sinusite costuma surgir todos os dias na mesma hora. Para tratar o problema os médicos recomendam antibióticos e medicamentos capazes de dissolver o muco e acabar com a infecção, mas você também pode contar com uma mãozinha da sabedoria popular oriental para melhorar os sintomas da sinusite.

Evite o leite integral e seus derivados para tratar a sinusite

Segundo os orientais, o leite, seus derivados e gordura saturada devem ser evitados por que podem favorecer o aumento das células gordurosas, que alimentam as bactérias e colaboram com a infecção do muco. O leite integral está entre os mais gordurosos, assim como outros produtos derivados e queijos com alto teor de gordura.

O consumo de leite não aumenta a produção de muco, como já foi comprovado através de estudos publicados pela revista ” The American Review de Doenças Respiratórias”, mas a gordura presente nestes alimentos pode ser um agravante para a doença segundo os terapeutas orientais. Então, se você perceber que há uma melhora no estado dos sintomas da sinusite quando estes produtos não estão presentes na sua dieta, convém evitá-los.

Aproveite também para riscar de sua lista, todo tipo de fritura e alimentos congelados.

A acupuntura favorece a desobstrução nasal e alivia os sintomas da sinusite

Os pontos meridionais situados na região da face podem ser estimulados pelas agulhas da acupuntura para alívio da sinusite. As agulhas podem ativar as funções analgésicas do organismo e fortalecer o sistema imunológico. Alguns profissionais optam ainda pelo uso da corrente elétrica para potencializar os efeitos da terapia.

Em poucas  sessões o paciente já sente a diferença, mas o tratamento deverá continuar durante o prazo estipulado.

As propriedades do sal grosso favorecem a desobstrução nasal e combatem a infecção causada pela sinusite

A terapia do sal, ou, Haloterapia é utilizada desde a idade média como forma de tratar eczemas,  depressão e problemas respiratórios. Na polônia haviam cavernas de sal onde trabalhavam diversos mineiros, eles atestavam que a sua capacidade respiratória havia melhorado conforme trabalhavam nestas cavernas e muitas pessoas passaram a experimentar seus benefícios.

O sal é um potente bactericida e pode aliviar os sintomas causados pela sinusite. Para aproveitar seus benefícios torre uma xícara de sal grosso numa panela seca até que o sal mude de cor. Em seguida acrescente água fervente e respire o vapor até cessar. Este método não possui contraindicação, pode ser utilizado por pessoas de todas as idades e, elimina a dor causada pela sinusite durante um bom tempo. Mesmo as pessoas que dizem sofrer de sinusite crônica, ficam satisfeitas com esta dica caseira.

Estas dicas podem servir de auxílio ao tratamento médico. Em caso de sinusite convém consultar o médico por se tratar de uma infecção.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *