5 razões para seus filhos se sujarem no jardim

filhos



Se você é daquelas mães neuróticas por limpeza que, só em pensar em ver seus filhos brincando na terra ou areia já começam a passar mal, vai se surpreender com as razões da ciência sobre como a sujeira faz bem. O jornal de “Alergia e Imunologia Clínica” americano, divulgou um estudo que comprova a teoria da sujeira e seus benefícios para a saúde das crianças e bebês. Ao que tudo indica, crianças que foram criadas para não se aproximarem da terra do jardim, sofrem o que eles chamam de ” Transtorno de Déficit de Natureza”, o que significa que, por não terem sido expostas à determinadas bactérias, não puderam desenvolver imunidade contra as mesmas, estando elas portanto, mais propensas a contrair asma, eczema e outras alergias.

Saiba mais sobre o que a brincadeira na terra pode fazer por seus filhos.

5 razões para seus filhos se sujarem no jardim

filhos

1. Brincar na terra pode auxiliar no desenvolvimento cerebral da criança

Estudos indicam que algumas bactérias presentes no solo podem auxiliar no desenvolvimento cerebral das crianças por produzirem serotonina e ativarem os neurônios do cérebro. A serotonina está ligada a sensação de prazer e felicidade. A partir dela é  possível que a criança se sinta mais disposta a experimentar e evoluir em suas atividades cognitivas.

2. As bactérias presentes no solo favorecem o sistema imunológico

Segundo a “hipótese da higiene”, acredita-se que as células das crianças que são criadas em ambientes praticamente estéreis, não reconhecem os micróbios e as bactérias, e por isso a maioria delas,  hoje sofre com problemas respiratórios e alergias de pele.

3. Brincar na terra desenvolve a capacidade cognitiva da criança

As crianças aprendem brincando, e na terra elas experimentam diversas texturas, aprimoram a sua criatividade, habilidade corporal e concentração. Elas estão descobrindo do que são capazes, e testando seus limites. Desde já podem começar a se descobrirem.

4. Crianças que brincam no jardim ou no parque são menos obesas

A obesidade, o estresse infantil e  a depressão, são realidades cada vez mais presentes na vida das crianças. Não é incomum consultórios psicológicos estarem sempre lotados por crianças com problemas de socialização, depressão e mal comportamento. Grande parte deste problema pode ser causado pelo tempo excessivo na frente da televisão ou computador.

5. Crianças que brincam na terra podem avaliar melhor os riscos

Ao brincar na terra as crianças experimentam o que pode e não pode numa brincadeira fora de casa, elas precisam estar atentas ao ambiente para não se machucarem, elas observam o espaço a sua volta e como se comportam as outras pessoas, e assim criam noções sobre os riscos. Ao crescerem, certamente se tornarão pessoas mais motivadas e felizes.

Aproveitem todo este conhecimento para criar filhos mais inteligentes, capazes e saudáveis.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *