Receita de canjica com leite condensado

canjica



A canjica recebe vários nomes diferentes de acordo com cada região do país. No nordeste é mais conhecida como munguzá, em algumas regiões de Minas Gerais pode ser chamada de pururuca e, no Rio de Janeiro canjiquinha. A iguaria é produzida a partir de grãos de milho branco que são muito nutritivos. Este tipo de milho surge a partir da secagem do grão de milho verde.

Origem da canjica no Brasil

A origem da canjica no Brasil é incerta, mas muitos historiadores acreditam que o hábito de comer este tipo de milho tenha chegado ao país com os escravos. O doce pode ser preparado com leite de coco, leite condensado, leite integral comum e, também acompanha amendoim torrado e coco ralado seco. No nordeste muitos preparam o doce com açúcar mascavo, que proporciona um gosto bem característico e coloração diferenciada ao doce.

De maneira geral a canjica é mais apreciada em dia de São João, e se tornou uma das comidas típicas juninas mais apreciadas.Mas todos com todos estes acompanhamentos, a canjica pode acabar bastante calórica, então convém não abusar muito.

Nutrientes da canjica

A canjica possui muitos nutrientes que fazem bem para a saúde, são eles: ferro, magnésio, zinco, vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, fósforo, proteína, ácido fólico e fibras. A canjica possui alto teor calórico, considerando que 100 g do doce equivalem a 147 calorias.

Receita de canjica com leite condensado

Ingredientes

  • 500 g de canjica
  • 1 copo e 1/2 de leite
  • 500g de açúcar
  • cravo e canela à gosto
  • 1 lata de leite condensado

Preparo da canjica

Deixe a canjica de molho por 35 minutos.
Coloque para cozinhar na panela de pressão por 30 minutos, com água suficiente para cobrir os grãos de milho na panela.
Espere esfriar e dispense a água do cozimento.
Acrescente os outros ingredientes e deixe cozinhar até o caldo ficar encorpado.

Sirva quente para espantar o frio, ou, gelado.

Receita de canjica com leite condensado no Youtube

Eu fiz esta receita no primeiro dia de jogo do Brasil nesta Copa do Mundo de 2014 para receber os amigos do meu filho em casa. Ficou uma delícia! Espero que vocês também gostem desta receita.

Compartilhem este vídeo, assinem o canal, e curtam este vídeo no Youtube!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *