Receita de Pé de Moleque

pé de moleque



O Pé de Moleque é um doce brasileiro muito comumente preparado em época de São João. Trata-se de uma formada de amendoins torrados e caramelizados. O doce de nome curioso passou a ser assim chamado por conta dos inúmeros roubos praticados por “moleques” contra as quituteiras, elas passaram a gritar para os meninos que não roubassem seus doces:  “pede moleque”. E assim o doce passou a ser conhecido por todos.

Origem do pé de Moleque

O doce é originalmente árabe, e chegou ao Brasil em meados do século XVI junto com a cana de açúcar. Inicialmente a iguaria era preparada com a rapadura, um doce bastante duro confeccionado a partir do sumo da cana de açúcar, ou garapa. Em alguns estados do Brasil o Pé de Moleque sofre alterações. Algumas receitas recebem mel, ou garapa, para criar um sabor característico ao doce. Estas versões sofreram a influência de países europeus. As versões que acompanham leite recebem o nome de “gibi”. Os gibis são igualmente deliciosos e mais macios, e podem ser facilmente confundidos com o Pé de Moleque tradicional, por que também acompanha o amendoim torrado.

Receita de Pé de Moleque

Selecionei esta receita de Pé de Moleque super prática e fácil para fazer parte do seu cardápio de comidas típicas juninas. Como eu não gosto do sabor do amendoim torrado pronto, eu mesma torrei o amendoim em fogo médio, mexendo sempre para não queimar. Descasquei com o auxílio de uma peneira e, dei início ao caramelo. Assim que o caramelo derreter e você acrescentar o amendoim, ele certamente endurecerá, principalmente se o amendoim estiver frio. Não se preocupe, continue mexendo até que derreta novamente e envolva o amendoim por completo. O maior problema na confecção deste doce é permitir que o açúcar queime, se ele se queimar tornará amargo e “incomível”, então fique atenta.

Os ingredientes para esta receita de Pé de moleque são:

500 gramas de amendoim torrado sem casca 600 gramas de açúcar refinado 1 colher das de sopa de bicarbonato de sódio

Preparo do Pé de Moleque

Derreta o açúcar numa panela grande em fogo baixo para não queimar. Acrescente o amendoim torrado. Mexa até envolver todo o amendoim com o caramelo. Acrescente o bicarbonato de sódio e misture bem para ficar aerado, mas seja rápida para não queimar o caramelo. Despeje o caramelo em um recipiente untado. Desprenda o doce da forma e quebre em pedaços grandes. Se preferir e tiver prática, pingue o doce separado para formar pedaços independentes. O passo a passo desta receita doce está no meu canal do youtube! Assistam, compartilhem e deliciem-se!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *