5 coisas sobre os filhos que precisamos refletir

filhos



Os filhos chegam para nos ensinar sobre muitas coisas, algumas delas nós nunca teríamos aprendido se não tivéssemos nos tornado mães, então,  eu selecionei 5 fatores dentre os quais eu considero os mais importantes, pois tem relação com o autoconhecimento, o desapego e o respeito ao próximo.

5 coisas sobre os filhos que precisamos refletir

1. Educar é ser

Uma das lições mais importantes que aprendemos quando temos filhos, é que as palavras quase sempre não resultam em nada, mas nossas ações refletem enorme poder sobre estes pequeninos. Os filhos ficam atentos ao modo como agimos e não ao que falamos.

A fase em que nossos filhos estão pré dispostos a nos imitar é exatamente aquela que antecede a adolescência, então devemos nos manter íntegros se desejamos que eles sejam boas pessoas.

2.  Os filhos devem seguir a própria jornada

Faz bem lembrar que, os filhos vêm ao mundo através de nós, mães, mas eles não são as mães. A nossa experiência maternal será muito mais gratificante se, ao invés de planejarmos e esperarmos que nossos filhos optem por coisas que interessam a nós mesmas,  e que nos fazem sentir bem, permitirmos que eles nos surpreendam escolhendo seguir o caminho que pretenderem para suas vidas, ao invés da carreira do pai ou o sonho da mãe.

Além de mais bem sucedidos, eles se tornarão pessoas mais felizes e poderão realizar grandes feitos. E sem essa de “eu te avisei”… como indivíduos, eles possuem pleno direito de errar, retornar e começar de novo. Apoie! Sinta-se privilegiada em poder participar da evolução de um ser humano que iniciou a sua história de vida a partir de você.

3. Cuidar de si mesma não é egoísmo

As noites de sono mal dormidas, e todo o tempo gasto com o bem estar e a  saúde dos filhos, não devem acabar com você. É preciso que você encontre um equilíbrio em tudo isso, ou, ao partirem de casa deixarão para trás uma pessoa mal cuidada, amarga e solitária.

Cuidar de si mesma não é egoísmo, além do bem estar físico de nossos filhos, devemos inspirá-los a serem bem cuidados, otimistas, batalhadores e pessoas admiráveis. Como nós já sabemos, nestes casos o bom exemplo é o melhor caminho, então seja esta pessoa.

4. Devemos ser humildes em reconhecer a sabedoria de nossos filhos

Quando dizemos que precisamos descansar para recuperar a energia perdida com as tarefas do dia e os problemas do trabalho, na verdade estamos desejando ser como as crianças, que com pouco se sentem felizes. Basta um passeio no parque para que elas deem valor ao sol, às brincadeiras simples, aos castelos de areia e à sua companhia. É uma lição para nós.

5. Ser diferente é ser especial

Somente as pessoas ignorantes são capazes de se sentirem especiais por fazerem parte de um grupo de iguais ou, similares. E o que estas pessoas são? Modelos fabricados? As pessoas são o que são, e nascem como são, sem ter que dar satisfação a um grupo seguidor de uma cartilha. A lei da evolução existe justamente em razão das diferenças, então, se seu filho é especial (sob os mais infinitos aspectos), saiba que você tem um presente, e se tornará uma pessoa muito melhor do que as outras, que, por não poderem evoluir, continuarão estagnadas em seus conceitos primitivos.

Espero que este artigo possa ser de ajuda para uma boa reflexão.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *