O estresse nos faz engordar até 11 kg por ano

estresse



Estudos comprovam que ao invés do estresse acelerar o metabolismo como se acreditava, o seu efeito sobre o corpo é exatamente o oposto, ele faz com que o metabolismo desacelere, acumulando um aumento de peso que pode chegar a 11 kg por ano. Os resultados são da Universidade Estadual de Ohio nos Estados Unidos, que reuniu 58 mulheres para participarem da pesquisa.

O estresse desacelera o metabolismo

estresse

As mulheres que aceitaram colaborar com o estudo proposto pela Universidade americana tiveram que se alimentar de uma refeição de 930 calorias, sendo que 60 g desta refeição era composta de gordura. As mulheres que tiveram pelo menos 1 evento estressante no dia anterior ao teste, queimaram 104 calorias a menos do que aquelas que tiveram um dia tranquilo. Elas também apresentaram uma alta no nível de insulina, e a  insulina contribui para o armazenamento de gordura no corpo.

Outros fatores podem ser somados aos efeitos do aumento de peso por conta do estresse, como impulsividade por alimentos gordurosos, doces, e refrigerantes.

Para ir mais além, a coordenadora do projeto Jan Kiecolt-Glaser, dividiu o grupo em dois, e para um deles serviu um tipo de refeição rica em gorduras saturadas, enquanto o outro grupo recebeu alimentos mais leves. Os resultados foram surpreendentes. A gordura saturada não afetou o metabolismo das mulheres como se acreditava, o grupo estressado, mesmo se alimentando de refeições mais leves, queimou menos calorias que o outro grupo.

Segundo Jan, este resultado comprova que os agentes estressores são capazes de afetar nosso metabolismo, fazendo com que o corpo queime menos calorias.

Maneiras de aliviar o estresse

Para aliviar o estresse e evitar o acúmulo de peso, siga algumas dicas relaxantes que funcionam:

  • Chás calmantes: Sempre após um dia de trabalho duro, experimente tomar uma xícara de chá de erva cidreira, capim limão ou camomila para dormir tranquila e relaxada. Os chás também possuem função reguladora, auxiliam na retenção de líquidos, e relaxam o corpo para uma noite mais tranquila de sono.
  • Massagem: A massagem feita por especialistas alivia o estresse, a tensão muscular e equilibra as energias entre a mente e o corpo, além de auxiliar na retenção de líquidos e na redução de medidas do corpo.
  • Meditação: A meditação pode fazer muito bem à mente da pessoa estressada, pois possibilita que o meditador se conecte com seu corpo e tome consciência do presente. No presente não há problemas ou estresse, apenas o presente, então a mente relaxa.
  • Exercícios físicos: A prática de exercícios físicos pode auxiliar na liberação de endorfina que faz bem ao cérebro, queima calorias, melhora a qualidade do sono, e previne diversos tipos de doenças.
  • Rotina: Criar uma rotina pode ser trabalhoso no início, mas assim que você der os primeiros passos se sentirá com mais tempo livre para relaxar sem culpa.
  • Boas noites de sono: O sono é um dos fatores estressantes que nos fazem perder o dia. Procure dormir bem, vá para a cama mais cedo, coma pouco antes da hora de dormir, evite o computador, tablet ou qualquer outro dispositivo que o conecte com a internet.

Aproveite todas as dicas, perca peso e melhore a sua qualidade de vida.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *