10 alimentos essenciais para o intestino

kefir alimento



Manter uma boa saúde intestinal é importante para a prevenção de várias doenças, estufamento do abdome e qualidade de vida, mas são poucas as pessoas que se dão conta disso. Acontece que, há trilhões de bactérias que constituem o microbioma do nosso organismo, e se elas não estiverem sendo “bem alimentadas”, você certamente adoecerá. Além disso, um intestino deficiente é incapaz de absorver os nutrientes dos alimentos, o que torna o seu estado de saúde ainda mais frágil.

As principais doenças causadas pela desregulação das bactérias do intestino são, asma, alergias, doença de Crohn, obesidade, colite, ansiedade e depressão.

Embora cada pessoa possua a sua própria colônia de bactérias interior, estes alimentos representam uma solução para a maioria de nós.

10 alimentos essenciais para o intestino

 1. Kefir para repor a quantidade de bactérias boas para o intestino

O kefir é um tipo de microrganismo simbiótico capaz de fermentar diversos substratos como o leite. Uma vez que ele entra em contato com o leite de vaca ou de cabra, é capaz de transformá-lo em uma bebida láctea fermentada repleta de bactérias boas para o intestino, e rica em vitaminas B12 e K. Esta bebida melhora até mesmo a beleza da pele e do cabelo, regula o intestino, e evita diversos tipos de doenças.

2. Chucrute: Repolho fermentado que melhora o intestino

O chucrute é uma iguaria alemã preparada com repolho fermentado. O repolho é fatiado e salgado para que ocorra a fermentação láctea e desenvolva bactérias importantes para a sua conservação e saúde do corpo. Para que o seu efeito probiótico possa ser bem aproveitado, prefira os chucrutes sem conserva.

3. Kimchi: espécie de repolho fermentado com pimenta para aumentar a imunidade

Kimchee ou Kimchi, é uma iguaria coreana semelhante ao chucrute alemão, pois o repolho é o seu principal ingrediente. A sua função probiótica oferece ao organismo um aumento da imunidade, reduzindo as chances de se contrair doenças.

4. Kombucha: Espécie de chá preto probiótico

A novidade em chá nos Estados Unidos é o Kombucha. Sua fermentação se dá através de uma mistura simbiótica de bactérias. O chá é efervescente, e também favorece outros benefícios além daqueles que dizem respeito ao intestino como, sua qualidade rejuvenescedora, por conta dos antioxidantes.

5. Laranja até o bagaço para melhorar a função intestinal

O bagaço da laranja é rico em butirato, um tipo de ácido que as bactérias do intestino adoram. Este ácido está presente, principalmente nos filamentos que unem os gomos da fruta. Além disso, a parte branca da laranja é rica em fibras, que melhora a função intestinal.

6. Alho é  probiótico e faz bem para o intestino

O alho pode atuar como probiótico. Ele possui algumas funções que alimentam as bactérias benéficas que vivem em nosso intestino. Algumas pessoas podem não gostar do alho por seu sabor, ou, por ser de difícil digestão, mas não são obrigadas a ingeri-lo, basta que procure outras opções de probióticos.

7. Iogurte melhora a função intestinal e contribui para as bactérias

O iogurte é um alimento probiótico muito comum em qualquer lugar do mundo, possui vitaminas A, B6, B12 e cálcio. Se consumido in natura possui pouquíssimas calorias e ainda ajuda  a emagrecer. O hábito de consumir iogurte pode favorecer o aumento da imunidade do corpo.

8. Manteiga pode contribuir para o intestino e o emagrecimento

A manteiga é fonte de butirato, ela favorece a proteção do intestino e é anti-inflamatória. Mas não confunda manteiga com margarina. A margarina é uma imitação barata da manteiga, originalmente preparada com nata de leite de vaca. Se você puder optar pelo leite de vaca que se alimenta principalmente de capim, terá benefícios maiores.

9. Lentilha melhora a função intestinal

A lentilha possui fibras solúveis que são fermentadas em nosso cólon. Esta fermentação melhora a função intestinal, e facilita a absorção de nutrientes, o que favorece a saúde e a imunidade.

10. Chocolate 70% cacau faz bem ao intestino e coração

Foi constatado que, o chocolate 70% cacau, ao ser digerido, gera a fermentação no cólon e libera agentes anti-inflamatórios que protegem o intestino e favorecem o bom funcionamento do coração.

Aproveite estas dicas de alimentos e emagreça, favorecendo a sua saúde e de toda família.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *