10 alimentos para a inteligência das crianças

alimentos para inteligência



O cérebro humano se desenvolve melhor a partir de uma alimentação saudável e nutritiva. O que as crianças comem afetam as suas habilidades cognitivas e o foco durante a fase de aprendizagem, exploração e desenvolvimento do senso criativo, tornando-as mais inteligentes e capazes de solucionar problemas e questões do dia a dia.

Para que seu filho tenha um cérebro bem estruturado com capacidade para aprender sempre mais e armazenar uma quantidade maior  de conhecimento, adicione estes alimentos em seu cardápio.

10 alimentos que tornam as crianças mais inteligentes

 

1. Ovos: ajudam a manter a concentração

Os ovos contém, além de proteínas, nutrientes como colina, ômega-3, zinco e luteína que satisfazem e ajudam a manter o foco durante algumas horas do dia. É interessante prepará-los com grãos ou no pão.

2. Iogurte Grego: mantém a comunicação entre os neurônios

A proteína do leite e do iogurte comum fazem bem ao cérebro, mas a gordura do iogurte grego faz um bem melhor ainda, pois contém uma quantidade maior do nutriente. Ele ajuda a manter a membrana cerebral flexível e facilita a comunicação entre os neurônios, que possuem a função de receber e enviar informações.

O iogurte pode ser servido de manhã ou à tarde com frutas, mel, chocolate meio amargo e cereais.procure variar sempre para que não se torne enjoativo.

3. Espinafre e couve: favorecem a saúde do cérebro e evitam demências futuras

A couve e o espinafre atuam como antioxidantes e possuem nutrientes que favorecem o surgimento de novas células cerebrais. Esta função faz com que o cérebro s mantenha saudável e jovem, evitando doenças que provocam demências com a idade.

4. Couve-flor roxa: Melhora o humor e possui vitamina B6

A couve-flor roxa possui diversas vitaminas essenciais além de fibras. Ela é capaz de favorecer o bom desenvolvimento dos ossos, dentes, sangue e intestinos, além de, diversas vitaminas como cálcio, vitamina C, B1, B2, B5, B6 e A. Seus nutrientes regulam o humor, favorecem a memória e, a atenção.

5. Peixe: Maior fonte de ômega-3

Os peixes, aqueles mais gordos principalmente, oferecem uma boa quantidade de ômega-3, essencial para prevenir a perda de memória e o desenvolvimento cognitivo.

6. Carne sem gordura faz bem ao cérebro

A gordura animal pode prejudicar o bom desempenho do cérebro, tornando-o menos desenvolvido e “preguiçoso”. Além disso, é na gordura que os pesticidas se acumulam e fazem mal à saúde. Opte por uma carne mais limpa de gordura durante as refeições para melhorar as funções cerebrais de seu filho.

7. Nozes e grãos à vontade!

As nozes, castanhas e grãos, são ricas em proteínas, ácidos graxos essenciais, e vitaminas que melhoram o humor e mantém o sistema nervoso saudável. As crianças conseguem manter a memória indelével quando se sentem felizes.

8. Aveia mantém a memória ativa

Um estudo comprovou que as crianças que se alimentavam com aveia mantiveram melhor desempenho e memória quando comparadas com crianças que se alimentavam de cerais açucarados e alimentos doces no café da manhã. Elas se mantinham mais focadas e com uma memória melhor.

Para potencializar ainda mais seus efeitos sirva a aveia com mel e canela. A canela é uma especiaria que protege as células cerebrais.

9. Maçãs e ameixas fornecem energia

As maçãs e as ameixas são bem docinhas e podem satisfazer o gosto das crianças. Elas também auxiliam na recuperação da energia e protege o sistema cognitivo.

10. Cúrcuma em carnes, sucos e sopas

A cúrcuma ou açafrão como é conhecida no Brasil, é uma especiaria muito utilizada na Índia e que combina bem com quase todo tipo de alimento. Esta raiz é vendida facilmente nos supermercados, quase não tem gosto e favorece o aumento do cérebro e a sua função de armazenar conhecimento.

Aproveite todas as dicas e faça com que seu filho seja mais inteligente e feliz.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *