9 sinais de que você tem um relacionamento saudável

relacionamento



Algumas pessoas acreditam que ter um relacionamento saudável significa ter o parceiro dos sonhos realizando todos os seus desejos e vontades de acordo com aquilo que um dos dois sonhou que seria, sem levarem em consideração os sentimentos do outro ou suas opiniões. Mas não é bem assim que funciona. Um relacionamento saudável precisa estar conectado tanto emocionalmente quanto de forma física e mental, o que pode ser muito simples, ou, muito complicado, depende do casal. Mas uma coisa é certa, para reconhecer um relacionamento saudável, é preciso saber como este tipo de relacionamento é. Este artigo te dá uma mãozinha!

9 sinais de que você tem um relacionamento saudável

 

1. Num relacionamento saudável encontramos paz

Quando nos relacionamos esperamos ansiosamente por voltar para casa pois sabemos que seremos bem recebidos e bem tratados depois de um dia estressante na faculdade ou no trabalho. Esta sensação de paz é um sinal importante de um relacionamento saudável. Se nos sentimos como se estivéssemos pisando em ovos, com medo de falar alguma bobagem, ou nos controlando para não sermos quem somos na realidade, não temos paz.

2. O casal se sente encorajado a crescer individualmente

Não é só por que estamos juntos que temos que ser um só. É preciso que cada um sinta-se encorajado a crescer e se desenvolver de forma independente. Isso é muito saudável! É importante sentirmos que temos apoio, e que podemos conquistar nosso espaço mesmo estando num relacionamento. É claro que isso exige um certo grau de maturidade e confiança de ambas as partes.

3. O respeito mútuo é algo essencial para quem pretende cultivar uma relação saudável

Respeitar a pessoa com quem se está e saber que também é respeitado, torna a relação muito saudável. Para manter este clima, numa discussão jamais use de xingamentos, fale mal dos familiares uns dos outros só por maldade, ou, sinta desejo de vingança e sofrimento um pelo outro, você não pode estar com alguém que deseja ver sofrer.

4. A intimidade vai além da cama

Ser íntimo de alguém com quem mantém um relacionamento é muito importante, e não tem nada a ver com sexo, ou usar o banheiro com a porta aberta, tem a ver com um adivinhar o que o outro está pensando, entender seus sentimentos só de observar o modo como mexe o cabelo, e, estar ali para falar ou ter a atitude certa na hora certa, só por que se conhecem bem.

5. Numa relação saudável um não se preocupa com o que o outro está fazendo quando estão separados

Viver atormentado imaginando o que o outro está fazendo enquanto você está no trabalho é um sentimento insuportável que deve ser superado na base da reconquista da confiança e do amor. Você pode até chegar a ficar doente por conta de tanto sofrimento, uma tortura.

6. Manter o diálogo é essencial numa relação saudável

É preciso conversar sobre tudo com o seu parceiro para manter o hábito do diálogo, ou é isso ou, ponha um fim ao seu relacionamento. Converse coisas que você só falaria com o seu melhor amigo ou amiga, fale sobre bobagens, conte piadas, relembre um filme adorado, e também um odiado, desta forma vocês se acostumam a contar sempre tudo um para o outro e se mantém conectados.

7. Você se vê com a mesma pessoa após 30 anos mesmo após muitas dificuldades

Se você conseguir se ver estando com a mesma pessoa após 30 anos, com quilos a mais, cabelos brancos, e algumas rugas saberá que mantém um relacionamento saudável. Pois é preciso poder se sentir bem com esta realidade. Já se, por outro lado, você não consegue se ver nesta fase do relacionamento com o seu parceiro atual contando com todos os seus defeitos e qualidades, pode ser o momento de repensar sobre um próximo passo.

8. Um não sente vontade de transformar o outro em pessoas diferentes

Uma coisa é você ser educado e mudar alguns hábitos comuns para não incomodar a pessoa por quem está apaixonada, outra é você se anular para corresponder a uma expectativa irreal da pessoa ao lado. Você é o que você é, e a pessoa com quem você está também, então cuidado ao exigir mudanças demais ou mudar radicalmente por alguém.

9. Numa relação saudável os problemas podem ser facilmente solucionáveis

Quando a relação entre duas pessoas é boa, elas podem corrigir alguns erros e também perdoar sem muitos problemas. Um compreende bem o outro e entende que é normal cometermos erros para nos arrependermos depois. Se você tem uma relação assim com o seu parceiro está numa relação saudável.

 

 

 

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *