Como aliviar a dor nas costas durante a gravidez

gravidez



A dor nas costas é muito comum durante a gravidez segundo os obstetras. Isto acontece porque o útero da gestante pode crescer até mil vezes o seu tamanho natural enquanto acomoda o bebê, desequilibrando o peso do seu corpo e forçando a região da coluna. Além disso, os músculos do abdome são os responsáveis por manter a sua postura correta, mas durante a gestação eles estão sendo desafiados enquanto o bebê cresce.

Separei algumas dicas que podem aliviar a tensão das costas e melhorar este terrível desconforto.

Como aliviar a dor nas costas durante a gravidez

gravidez

1. Use compressas quentes para relaxar os músculos das costas

As compressas quentes, ajudam o músculo a relaxar, depois de um dia tenso ou muito ocupado as dores nas costas podem ser mais intensas. Elas podem ser colocadas sob as costas da gestante enquanto ela relaxa deitada. Também é possível usar bolsas de água quente, ou imersão em banheira.

2. Evite ultrapassar o peso recomendado pelo médico

Na fase gestacional o aumento de peso pode ser um fator potencializador da dor nas costas. É recomendável que se mantenha o peso sob controle ainda que não seja viável encarar uma dieta. Para facilitar este processo consulte um nutricionista, evite alimentos muito gordurosos, açúcar em excesso, refrigerantes e outros tipos de alimentos pouco saudáveis. Você não precisa comer por dois, precisa comer bem.

3. Dê adeus aos saltos muito altos

Os saltos prejudicam a nossa postura mesmo quando não estamos grávidas, durante o período de gestação então, só tendem a piorar o estado da coluna. A dor que irradia na altura do peito representa tensão e esforço físico em demasia. Para evitar este transtorno procure usar sapatilhas, sandálias rasteiras e saltos muito baixos. Este cuidado também previne acidentes como quedas e torções no tornozelo.

4. Faça exercícios de respiração

Quando estamos grávidas ficamos muito sensíveis e aumentamos o risco de sofrer com o estresse, um dos fatores causadores da dor nas costas. Para melhorar a tensão na região da coluna, convém fazer exercícios de respiração. A respiração correta dá sinais de relaxamento ao cérebro, que automaticamente alivia os sintomas.

5. Procure um acupunturista

Se contudo as dores insistirem fortemente,você poderá procurar por um especialista em acupuntura. A acupuntura é um método tradicional de cura para diversos tipos de doenças. Através de agulhas específicas o acupunturista procura os pontos meridianos para a realização do tratamento. As agulhas finas utilizadas pela técnica podem ser substituídas por lasers.

No mais, procure se encontrar com os amigos para se distrair, participe de fóruns sobre o assunto na internet e preocupe-se com o seu bem estar mental. Desejo uma boa hora.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *