6 mitos sobre a fertilidade

fertilidade



Se você é uma destas mulheres que vem tentando engravidar sem sucesso, talvez goste de saber sobre os mitos da fertilidade e como não ter o ciclo fértil regulado pode ser a coisa mais normal que já existiu. Algumas mulheres não conseguem prever se estão férteis ou não, simplesmente por que seguem uma tabela universal que, na verdade não se aplica como uma regra.

6 mitos sobre a fertilidade

 

1. Todas as mulheres ovulam no 14° dia do mês

As mulheres possuem singularidades que as fazem muito diferentes umas das outras, imagine então, se, levarmos em consideração seus traços genéticos, hábitos alimentares, ambiente, e características hormonais. Sim, cada uma de nós somos uma espécie única e por isso não podemos levar esta continha ao pé da letra. Este é um mito que deve ser observado a partir de outras indicações.

A melhor maneira de observar o período fértil de uma mulher, é através do muco genital. O muco genital muda conforme as nossas alterações hormonais e confirma a continha de 14 dias ou não. Se não sabe nada sobre o muco genital clique neste link e descubra: Período Fértil

2. Mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico não podem engravidar

Este é um grande mito. A verdade é que as mulheres com ovários policísticos podem ter mais dificuldade para identificar o seu período fértil e ovulação, mas com auxílio de um profissional é bem capaz de conseguir engravida até mais de uma vez sem problema algum. Se uma mulher com SOP, ou, Síndrome do ovário Policístico não consegue engravidar, outros exames devem começar a ser realizados.

3. É possível ovular enquanto se toma a pílula anticoncepcional

Não ovulamos quando tomamos a pílula anticoncepcional porque ela possui uma grande quantidade de hormônios que fazem o nosso corpo acreditar que está grávido. Sim! Grávido! Então não ocorrerá a ovulação dentro deste período. Mas se uma mulher engravida enquanto toma a pílula, significa que, o lote deste medicamento pode ter sido comprometido ou, houve má administração na sua forma de uso.

4. Estou menstruando mas não estou ovulando

A menstruação só ocorre devido a sua ovulação. Então, a não ser que você esteja sofrendo algum tipo de hemorragia, a sua menstruação indica que você ovulou. O óvulo não fecundado é descartado pela menstruação para que se inicie um novo ciclo. O que está acontecendo então? Você pode não estar conseguindo acompanhar o seu ciclo fértil. Procure um médico para ter auxílio nesta observação.

5. TPM é um sintoma normal com o qual devemos conviver

Não. A TPM indica que você está concentrando altas doses de um hormônio chamado estrógeno no corpo. Este hormônio em altas doses nos faz sentir dores de cabeça, retenção de líquidos, irritação, depressão e cólicas. Um dos fatores que pioram ainda mais o quadro de TPM são nossos hábitos alimentares, repletos de sal, açúcar e cafeína, mas praticar exercícios físicos pode ser uma boa opção.

6. Tomei a pílula por muito tempo e fiquei estéril

Há muitos anos que as pílulas anticoncepcionais não são mais danosas ao corpo da mulher, antigamente as doses hormonais administradas nas pílulas poderiam até chegar a provocar uma longa fase de infertilidade, mas hoje isso já não acontece mais. Então se você usou algum método contraceptivo por muito tempo, aguarde até que seu corpo se acostume a conviver sem tantos hormônios e volte a ter um ciclo de fertilidade mais perto do normal.

Aproveite todas estas dicas!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *