5 sinais de que a sua menstruação é saudável

menstruação



O ciclo menstrual pode dizer muito sobre a nossa saúde, e sendo assim,  faz todo sentido procurarmos saber se a nossa menstruação se encontra saudável. As dores, odores, e até a ausência dos ciclos, podem revelar problemas mais sérios que precisam ser observados.

Selecionei abaixo algumas características que nos auxiliam a identificar o quão saudável deve ser o nosso ciclo.

5 sinais de que a sua menstruação é saudável

 

1. Sangramento na média

O sangramento de um ciclo menstrual considerado saudável varia de volume, entre 10 ml a 80 ml, e dura em média até 5 dias. Quando o sangramento ultrapassa este volume e se torna persistente por mais dias do que o previsto, é possível que a mulher esteja sofrendo com problemas hormonais, patologias no útero, cistos, ou miomas. Os miomas são mais comuns após os 40 anos de idade, e podem causar sangramentos bastante volumosos.

Outras possíveis causas deste descontrole sobre a menstruação poderia estar relacionado ao uso de medicamentos, alteração hormonal, distúrbio de coagulação sanguínea, e tumores, benignos ou malignos.

2. Ciclo menstrual regulado

Quando o ciclo menstrual está em dia, significa que a sua ovulação está ocorrendo normalmente e o seu período fértil em perfeito funcionamento. Esta é uma característica que indica o quão você está apta a engravidar. É considerado um ciclo menstrual sincronizado, em dia, ou, regulado aquele que, se apresenta entre 26, 28 ou 30 dias de cada mês, ou seja, para ser regulado não precisa cair no mesmo dia todo mês, desde que, estes dias sejam bem próximos.

3. Pouco ou nenhum sintoma de TPM

A TPM sempre existiu e sempre existirá, mas não é normal sofrermos por seus sintomas. Sim, o corpo incha, pois retemos líquidos, e por isso sentimos desconforto nos seios, barriga e, dores de cabeça, mas, como se não bastasse, ainda sofremos com a alteração hormonal, portanto nos tornamos mais estressadas, menos concentradas e muito reativas.

Acontece que, todos estes sintomas relacionados a TPM teriam um menor impacto a partir do aumento da ingestão de líquidos, menos gordura, açúcar, e, a partir da prática de algum exercício físico. Portanto, os sinais da TPM podem indicar que o seu consumo de fast food está no limite e você precisa ser mais saudável.

4. Ciclo menstrual em dia

A ausência do ciclo menstrual, quando não está relacionada a gravidez, pode representar problemas de infecções uterinas, endometriose, alteração hormonal, ou início de menopausa. Se você ainda tem menos de 40 anos e iniciou um período de ausência do ciclo, pode ser que tenha entrado na menopausa precoce, portanto é sempre bom consultar um médico assim que o ciclo faltar.

Mas há outros fatores que causam a ausência do ciclo menstrual como o cigarro e os cistos no ovário. O cigarro interfere na ovulação e causa esterilidade, neste caso pare com o cigarro e consulte um médico para realizar um tratamento. Já o cisto no ovário apresenta outros sintomas além da ausência do ciclo como, aumento de pelos pelo corpo, e oleosidade na pele, o que contribui para o aumento da acne.

5. Cólica menstrual

A cólica menstrual é um sintoma natural do ciclo de uma mulher saudável. É causada por um hormônio chamado prostaglandina, responsável pela contração do útero e liberação do endométrio. Até a fase adulta da mulher, 20 anos, os sintomas da cólica são considerados normais, ou mesmo até a primeira gravidez.

Então, se vocês estão com todos estes sintomas, você é uma mulher com ciclo menstrual saudável e pode comemorar.

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *