Receita de mousse de chocolate



As receitas de mousse de chocolate original, não costumam ser preparadas com creme de leite ou leite condensado.  Elas possuem uma base de ovos onde se acrescenta o chocolate. Mas, apesar de possuir ingredientes muito mais simples, esta mousse é muito delicada e exige um pouco de paciência e cuidado durante o seu preparo. Em compensação, o resultado é maravilhoso.

Acompanhe os ingredientes para esta mousse delícia de chocolate e faça hoje mesmo!!!

Mousse de chocolate simples

 

Ingredientes

  • 8 ovos ( aproximadamente 400 gramas – 6 ovos inteiros mais 2 gemas e 2 claras em neve)
  • 1 xícara e 1/2 de açúcar cristal ou refinado (300 gramas)
  • 1 colher de sobremesa de extrato de baunilha, ou, essência de qualidade
  • 4 colheres das de sopa de chocolate (50% cacau) ou, cacau em pó
  • 6 colheres das de sopa de água em temperatura ambiente
  • 60 gramas de chocolate meio amargo (50% ou 70% cacau) picado

Preparo

Quebre 6 ovos numa tigela e junte 2 gemas. Acrescente o açúcar e misture bem. Leve ao fogo, trempe pequena, fogo mínimo, e mexa sempre até que os ovos ganhem consistência. Para preparar esta base de ovos será necessário muita atenção, pois os ovos podem cozer desuniformemente e empelotar, então mexa sempre. Caso crie alguns grumos, passe o creme pela peneira. Depois dos ovos ganharem consistência acrescente o extrato de baunilha para disfarçar o gosto de ovo e reserve. Acrescente a água em temperatura ambiente, no chocolate em pó, e mexa até que se torne uma massa uniforme. Misture este chocolate dissolvido em água e o chocolate picado no creme ainda quente e por último misture as claras suavemente.

Leve para gelar por 1 hora depois de frio e sirva.

Rendimento: 5 porções

Tempo de preparo: 30 minutos

 
Antes que reclamem da contaminação pela clara de ovos, gostaria de esclarecer que, as chances das claras serem contaminadas por salmonela, por exemplo, são as mesmas das verduras ou frutas, ou seja, conheça a procedência do seu ovo, e cuide para manter a higiene na cozinha e evitar tal contaminação. Mas, se, ainda assim, você estiver preocupada com o risco de haver alguma contaminação, lembre-se de colocar a clara no creme ainda quente!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *