7 mitos da menstruação

menstruação



A menstruação é cheia de mistérios e segredos obscuros dos quais se valiam nossas avós. Elas lidavam com a situação da maneira como aprendiam com suas mães e, muito do modo como elas agiam naquela época, se tornou o mito de hoje. Nesta página nós revelaremos alguns deles para vocês!

Conheça os 7 mitos da menstruação

 

Mito 1: A mulher não pode engravidar durante o período da menstruação

Na verdade, por mais difícil que seja, acontece sim, de algumas mulheres engravidarem nesta fase. Teoricamente, o útero, em sua fase de descamação e desprendimento do óvulo não fecundado, que é quando ocorre a menstruação, não está apto para instalar um embrião, mas há casos em que a menstruação pode ser mais longa que o normal e o embrião de alguma maneira, encontrará meios de sobreviver e alcançar o útero. Outra forma possível da mulher engravidar durante a menstruação é, sofrendo a liberação de dois óvulos pelos ovários. Assim, enquanto um dos óvulos é descartado, o outro pode ser fecundado e permanecer na trompa de Falópio.

Para os judeus, o momento da menstruação feminina é impuro e deve ser respeitado, talvez por isso, haja uma lenda que diz que filhos gerados durante a fase da menstruação se tornam seres poderosos e malignos.

Mito 2: A mulher não pode praticar exercícios físicos durante o período menstrual

A verdade é que pode ser desconfortável e até constrangedor, a mulher praticar alguns tipos de exercícios físicos nesta fase, mas alguns exercícios como, caminhada, corrida e natação não afetam o estado da mulher nesta fase.

Mito 3: Depois da primeira menstruação é preciso ir ao ginecologista

Não. Em condições normais os pais não precisam levar a criança ao médico. Dores de cabeça, cólica e irritação, são sintomas normais da menstruação. Preocupe-se somente se, a criança sentir cólicas muito intensas e sangramento volumoso. Caso o primeiro ciclo ultrapasse 7 dias, mas permaneça ralo e em pouca quantidade, tranquilize-se é normal, porém, após 10 dias de sangramento intenso procure um auxílio profissional para esclarecimentos e apoio.

Mito 4: A mulher engorda depois que menstrua pela primeira vez

Não! A mulher desenvolverá o corpo feminino com curvas e deverá parar de crescer em altura. O que nos faz engordar são maus hábitos alimentares e sedentarismo. Durante a adolescência sentimos necessidade de muita energia, e por isso consumimos muitos alimentos que nos fazem mal e engordam.

Mito 5: A menstruação deve durar 7 dias

As vezes o período menstrual dura apenas 5 dias ou, até mesmo, 3. Isso depende do ciclo de cada mês, equilíbrio hormonal, estresse e alimentação. Não significa que você está grávida ou com alguma doença, se houver uma disfunção neste período.

Mito 6: A mulher não pode nadar enquanto está menstruada

Sim. A mulher pode nadar durante o período menstrual, desde que, use um absorvente interno adequado para evitar constrangimentos.

Mito 7: A TPM não existe

Mito. A TPM é um transtorno constatado cientificamente, possui tratamento específico e exige alguns cuidados, além de, compreensão. A mulher nesta fase retém líquidos por todo o corpo, inclusive no cérebro, por este motivo sofre com terríveis dores de cabeça e muita irritação.

Alimentação balanceada com pouco doce, refrigerante, e gordura aliviam os sintomas. Para apoiar a melhora nos sintomas da TPM pratique exercícios físicos e beba água, para promover a eliminação de líquidos do corpo.

Se este artigo foi útil pra você! Compartilhe com as amigas!!!

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *