Como fazer uma parede de lousa em casa

quarto de menino



Certo dia acordei sentindo uma necessidade imensa de fazer uma parede de lousa em casa, mais especificamente, no quarto de dormir dos meninos. Sou fã de decoração e estudo bastante para entender os princípios básicos sobre o tema, já… me precavendo de cometer alguma bobagem, mas, enquanto na teoria está tudo muito bem obrigada, na prática a história é outra.

Descobri por exemplo que, a tinta para fazer a parede de lousa deve ser a tipo esmalte fosca, nas cores verde, azul ou preta. Eu escolhi a cor preta, que pode ser assustadora à primeira vista.Tudo bem, é só uma tinta… repeti pra mim mesma durante os 10 primeiros minutos. Ao abrir a lata de tinta preta, senti um pouco de medo. E se não der certo? E se eu não gostar? E se eu pintar errado? São tantas as inseguranças do momento que, foi preciso, sim, uma certa dose de coragem da minha parte para dar o primeiro passo. E, por falar em passo, preparei este passo a passo para quem tiver tanta coragem quanto eu.

Como fazer uma parede de lousa em casa

quarto de menino

 

Veja também: Como fazer uma luminária moderna

Para fazer uma parede de lousa em casa, primeiro escolha um ambiente ou cômodo como,  a cozinha, o quarto ou escritório. Separe os seguintes materiais:

  • tinta esmalte fosca na cor de sua preferência (azul, verde ou preta)
  • rolinho de espuma
  • Aguarrás
  • plástico preto para forrar o chão ou jornal
  • escada se precisar
  • pote específico para diluir a tinta
  • fita crepe adesiva para demarcar a área a ser pintada
  • trincha. A trincha é um pincel quadrado que, geralmente,  se encontra na mesma loja onde se vende a tinta.

1.Prepare a parede

Lixe toda a superfície onde deverá ser aplicada a tinta esmalte fosca, e retire todo o pó com um pano seco.

2. Limite a área que será pintada

Meça a região onde a tinta deverá ser aplicada e limite a área com fita crepe adesiva.

3. Forre o chão com o plástico ou jornal

Forre o chão e prenda as bordas com fita crepe para que não se solte enquanto aplica a tinta.

4. Prepare a tinta

Abra a lata de tinta e mexa bem até a cor ficar bem uniforme. Coloque um pouco da tinta no utensílio específico e acrescente um pouco de Aguarrás, o suficiente para diluir um pouco mas, a tinta ainda deve continuar espessa. A tinta rala demais exigirá muitas demãos e ainda poderá escorrer pela parede.

5. Aplique a tinta

Utilize a trincha para pintar as bordas delimitadas pela fita crepe. Depois venha com o rolinho todo envolvido em tinta esmalte, mas sem respingar. Não aperte o rolinho contra a parede ou poderá fazer com que ocorra respingos por todos os lados. Os movimentos devem ser em forma de W, nunca em linha reta.

Espere secar e retire a fita. O local deve ser arejado.

 

Teka

Redatora e ilustradora de conteúdo para sites na internet. Curiosa, pesquisadora e investigativa. Tinha o sonho de se tornar astronauta. Acredita que um dia encontrará a "arca da aliança" e trocará informações com civilizações avançadas de outros planetas. Casada há 20 anos, mãe de 3 filhos, compartilhando experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *