Sabemos que a alimentação na fase da dentição é muito importante, mas alguns bebês se sentem enjoadinhos e perdem o apetite. Para mantê-los alimentados e nutridos, abuse dos sucos e vitaminas. Uma dica é dar frutas grandes para a criança morder, ou chupar, a maçã cortada ao meio, ou meia laranja lima, além de saudáveis distraem o bebê, e coçam a gengiva. Você também pode optar por meia cenoura crua. Se estiver calor, experimente deixar a fruta na geladeira por um tempo, o gelado anestesia a gengiva e alivia a dor.
Sintomas da dentição do bebê
- Irritação na gengiva;
- Vermelhidão;
- Coceira;
- Febre;
- Falta de apetite;
Cuidado com a cárie;
Não acostume a criança a comer doce todo os dias, prefira de uma a duas vezes por semana.Evite refrigerantes e alimentos com doses altas de elementos químicos, como: salsicha, ou hambúrguer… (são alimentos que contém açúcar e gordura saturada em excesso). Ofereça sempre cardápios variados, nutritivos e saudáveis.
A cárie também pode aparecer, nos casos em que a criança tenha (além de uma má higiene bucal), diabetes, stress, ou tenha sido um bebê gerado no ventre de uma mãe alcoólatra (o que geralmente é mais raro).
A higienização bucal deve ser cuidadosa mesmo antes de apontar os primeiro dentinhos, nesta fase a higiene bucal do bebê já pode ser iniciada, a partir do uso de dedeiras ou uma fralda umedecida para fazer a limpeza. A limpeza da boca do bebê que começou a se alimentar de papinha, poderá ser realizada após cada refeição. Evite:
- Mamadeiras,
- Chupetas,
- Doces e,
- Refrigerantes.