Para que o processo de amamentação corra bem para a mamãe e o bebê, separei algumas dicas importantes:
Massageie a mama antes de cada mamada.
No início, suas mamas contêm o colostro, um líquido transparente que possui anticorpos contra doenças.Por ser transparente, temos a sensação de que não temos leite, mas você tem leite, a quantidade de leite será maior quanto mais o bebê sugar. O leite materno protege o bebê contra a dengue, cólera, caxumba e contra o câncer.
Fique numa posição confortável
A boquinha do bebê deverá envolver toda a aureola do bico da mama, para evitar que o bico do peito se machuque.Ele ficará melhor acomodado com o auxílio de almofadas para amamentar o bebê. Você também encontrará disponível no mercado um produto conhecido como protetor amamentação, que deverá ser usado no bico do seio para evitar rachaduras.
Estabeleça horários para a amamentação do seu bebê
Assim que estiver produzindo leite, estabeleça os horários das mamadas do seu bebê.Desta forma você também estará estabelecendo seus horários de sono.Quanto mais o bebê sugar mais leite a mãe produzirá.
Recém-nascidos necessitam mamar freqüentemente
Um bebê recém nascido deverá mamar pelo menos a cada 2 horas.Mas há bebês que conseguem prolongar este prazo. De qualquer forma, esteja sempre preparada para amamentar, deixando sempre por perto algodão ou gaze e, soro fisiológico para fazer a limpeza do bico do seio, antes e após cada mamada.
Evite a chupeta nas primeiras semanas
Para que o processo de amamentação se desenvolva bem, evite oferecer a chupeta ao bebê logo que ele nascer.Procure ter paciência com os horários e tente acalmá-lo entre uma mamada e outra sem o auxílio deste utensílio.
Inchaço das mamas
Algumas vezes, acontece o que chamamos de inchaço das mamas, ou mama empedrada.Você deverá utilizar compressas quentes para que haja melhora na saída do leite e um certo alívio da dor.Durante o banho massageie o seio para que o leite possa se “dissolver” e ser sugado com maior facilidade pelo bebê.
Pra que serve a limpeza do seio?
A limpeza dos seios, deve seguir a cada término das mamadas, utilizando soro fisiológico embebido em algodão, que além de hidratar a pele do seio, auxilia na higiene bucal do bebê.
Faça o bebê arrotar após cada mamada
O bebê deve arrotar após cada mamada e, a cada troca de peito.O ar que o bebê engole enquanto mama pode causar cólicas, soluços, ou má disposição.
A Influência da alimentação da mãe na amamentação do bebê
O que poucos sabem é que, entre os benefícios do leite materno, está a influência no paladar da criança e do adolescente, ou seja, a amamentação influencia na alimentação do bebê. O leite humano, produz uma substância, denominada flavor que dá gosto e cheiro ao leite. Essa substância varia de acordo com o que a mãe come.
Está aí a explicação para a rejeição que algumas crianças sentem à determinados alimentos.
Geralmente a rejeição acontece no momento da introdução das papinhas salgadas. Portanto, antes de se sentir frustrada ou querer obrigar o pequeno a comer verduras e legumes, a mãe deve se lembrar de como era a sua alimentação durante o período em que amamentava, porque foi o que ela comeu que ensinou o filho a comer, ou seja, os alimentos interferem na amamentação. A rejeição ao alimento também está relacionada ao stress, e depressão pós parto (da mãe), sendo assim, o bebê poderá desenvolver uma “anorexia infantil“, que muitas vezes é passageira.
A frase : “Amamentar é um ato de amor”, deve ser levada a sério, pois muitas vezes o processo inicial é doloroso e cansativo. Portanto ame o seu bebê, ele depende de você, assuma essa condição.
Oi, sou mae de um bebe de 4 meses, e amamento ela desde as primeiras horas de vida, pra mim e a parte mais gostosa da maternidade. Nao sabia sobre o detalhe da minha alimentacao enquanto estiver amamentando, obrigada pelas dicas. Gostei muito desse artigo.
Rose
Olá Rosane, esteja a vontade para voltar sempre que precisar!
Obrigada por comentar, fico feliz em ter ajudado!
Beijo, luz e paz pra ti , bebê e família!