O umbigo do bebê recém nascido secará em poucos dias, mas precisa de cuidados e é importante saber que seu bebê não sente qualquer dor no local. Para que a mamãe fique mais tranquila nesta etapa dos cuidados com o bebê, eu separei algumas dicas práticas e úteis!
Como cuidar do umbigo do bebê no banho?
Não tenha medo de molhar o umbigo do bebê na hora do banho, apenas lave com água e sabão, sem esfregar. Após o banho, seque bem o umbigo do bebê pressionando uma fralda macia, e o higienize com algodão embebido em álcool. Realize o mesmo procedimento a cada troca de fralda, esse hábito proporcionará uma cicatrização mais rápida e evitará mal cheiro.
Cauterização
Nos primeiros dias, enquanto o umbigo do bebê não cai, evite que a criança chore por longo tempo, pois a força que o bebê faz ao chorar se concentra na barriga, e pode prolongar a cicatrização, sendo necessária uma possível necessidade de cauterização no local.
Se o umbigo cair antes de cicatrizado por completo, também poderá necessitar de cauterização.
A cauterização é feita por um bastão de nitrato de prata pressionado sobre o umbigo do bebê, esse tratamento dura algumas sessões até que se dê a completa cicatrização e deve ser realizada nos postos de saúde ou clínicas pediátricas.
Faixa umbilical
Não é necessário usar faixas umbilicais amarradas em volta do bebê para cobrir seu umbigo. A cicatrização será mais rápida se o umbigo estiver em contato com o ar, se coberto poderá propiciar ambiente para a procriação de bactérias.
Em quantos dias o umbigo do bebê cai?
O umbigo do bebê, ou o coto umbilical, deverá cair em 7 ou 15 dias no máximo, as vezes antes.
É possível que a fralda fique um pouco suja de sangue, muito pouco, o que é normal. Cuide para que o bebê use fraldas que fiquem acima do umbigo, e se achar necessário cobri-lo com uma gaze, não tem problema. Fraldas muito abaixo do umbigo pode arrancar o cotoco, ou cutucá-lo enquanto o bebê se movimenta, o que retardará a sua cicatrização.
Como saber se o umbigo do bebê infeccionou?
O umbigo do bebê poderá estar infeccionado caso haja vermelhidão e inchaço local, além de mal cheiro excessivo, letargia no bebê, febre e falta de apetite.
Evite talcos e pomadas, lave sempre as mãos a cada troca de fralda, confie em si mesma e na própria intuição, boa sorte!