A escovação dos primeiros dentes do bebê poderá acontecer quando o bebê já estiver com quatro dentinhos. Nesta fase ele estará pronto para ser amigo da escova de dentes. A fase dos dentes de leite começa geralmente a partir dos seis meses de vida do bebê, mas há casos em que o dente pode nascer antes mesmo do primeiro mês, o que se chama de erupção natal.
Escova de dentes para bebês
A escova de dentes deve ser de cerdas bem macias e pequena, sendo dispensável a pasta dental, pois o bebê ainda não sabe cuspir. A escova deve ser lavada e seca após cada uso.
Use a ponta de uma fralda de algodão com água, para limpar a boca do bebê, após cada mamada, ou papinha, além da escova, pois existem bactérias que ficam alojadas na língua, gengivas e bochechas. Para facilitar, faça com que pareça uma brincadeira.
Cuidados com os dentes do bebê
É importante cuidar bem dos dentes de leite do bebê , por que eles serão a base para uma dentição permanente mais resistente, mantendo harmonia entre os dentes e o crescimento da musculatura da face. Observe algumas dicas:
- O que fazer se o dente do bebê quebrar: Em caso de queda, em que o dente da criança se quebre, é aconselhável que se leve a parte do dente em soro fisiológico ou leite ao odontopediatra, para a colagem do mesmo.O mesmo procedimento deve ser realizado em caso de perda do dente.
- Como evitar a cárie do bebê: A mamadeira pode causar cáries, em especial a mamadeira noturna, é bom que se eduque a criança a deixar a mamadeira, próximo dos 12 meses.
- Como evitar que o bebê cresça com os dentes tortos: Chupetas e o dedo na boca, podem entortar os dentes do bebê.
- Quando levar a criança ao dentista: Leve a criança ao dentista pelo menos uma vez a cada dois meses, para que se faça uma limpeza de placas bacterianas, e aprenda mais dicas sobre a limpeza dos dentes infantis.