A hiperatividade foi identificada recentemente pela medicina especializada, e logo caiu no gosto do público, que passou a identificar qualquer criança um pouco mais levada do que a maioria, como sendo uma criança hiperativa. No entanto, o diagnóstico preciso da hiperatividade, só poderá ser dado por um especialista no assunto. A hiperatividade não poderá ser diagnosticada por exemplo, antes dos 7 anos de idade da criança, e, após identificado o problema, sabe-se que este comportamento acompanhará a pessoa até a vida adulta.
Esse transtorno também pode ser conhecido como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e hiperatividade).
Para que possamos desconfiar dos sintomas de hiperatividade em uma criança, é necessário algumas observações:
- A criança não presta atenção à aula .
- Dificilmente respeita regras ou obedece ordens.
- Não gostam de esperar.
- Agem sem razão, apenas por impulso emocional.
- São fontes infinitas de energia, e nem os pais conseguem fazer com que fiquem quietas.
Se você observa essa inquietude no seu filho em todo o momento , e em toda ocasião, sempre, ele pode sofrer de hiperatividade.Consulte o médico para se ter certeza.
Uma maneira eficiente de tratar os estados emocionais que envolvem o mal físico é utilizando os Florais de Bach Originais, que além de naturais não contém contra indicação.
Como se sente uma criança hiperativa?
Crianças hiperativas costumam demonstrar baixa auto estima, pois por falta de atenção , não conseguem seguir o mesmo rendimento das outras crianças, e assumem um sentimento de inferioridade e medo do fracasso.
As Crianças hiperativas apresentam rebeldia, costumam ganhar o que querem no grito , e logo depois abraçam , e oferecem carinho, são crianças muito sensíveis e inteligentes, mas que não sabem lidar com suas emoções, sempre em estado de ebulição.
Por seu comportamento inconveniente, e muitas vezes agressivo, podem se tornar solitárias, elas fazem poucos amigos.
Tratamento da hiperatividade
Os tipos de tratamento que vem dando certo entre as crianças diagnosticadas com hiperatividade são, os tratamento do tipo fitoterápico e homeopático, associados a intervenção de psicólogos e, a dedicação dos pais. A maneira como a escola recebe esses alunos também influencia para uma melhora considerável da criança hiperativa, se os educadores não estiverem preparados para lidar com crianças hiperativas em potencial, podem atrasar o tratamento ou dificultar o seu diagnóstico, considerando que tais crianças possam ter sido mal educadas por seus pais. É importante entender que, o diagnóstico clínico definitivo sobre o comportamento da criança, se baseará principalmente nas informações coletadas de seus pais, e de seu histórico escolar.
Como lidar com crianças hiperativas?
As crianças hiperativas precisam de muita atenção, por isso, não pensem que elas estarão te escutando caso esteja lhes dando ordens enquanto anda pela casa. O contato visual é muito importante para a criança hiperativa, ela precisa focar a sua atenção a um determinado momento, para que só então, esteja apta para ouvir e atender.
Crianças hiperativas são muito desorganizadas, não se alimentam sentadas ou com calma, e, frequentemente se irritam ao terem que esperar, por isso, evite ambientes favoráveis à desatenção, como janelas, televisão, movimento de crianças ou pessoas na hora de se alimentar, ou, na hora de cumprir com alguma obrigação, como arrumar os brinquedos por exemplo.
Reconheça um esforço, elogie um bom comportamento e, ofereça conforto e segurança em seu tom de voz. Crie momentos para exercícios de concentração e leitura em um ambiente agradável e calmo.
Siga as recomendações médicas à risca, para que a criança possa aprender a controlar seus sentimentos impulsivos considerando a possibilidade de alguma razão.
Olá! Teka Tun
O artigo está excelente, claro, preciso, objetivo, correspondeu a minha espectativa. Um Abraço Fraterno. Nartes.