A inalação deve ser feita quando a criança tosse muito e apresenta peito cheio (catarro), bronquite, rinite, asma, ou alergia, mas também faz bem para o bebê que sempre tem o narizinho entupido ou congestionado. Sua função deverá ser a de dilatação dos brônquios, eliminação de muco (catarro) e extermínio da tosse. Geralmente os médicos receitam uma inalação adequada a cada caso, com medicamentos correspondentes.
Por que descongestionar o nariz do bebê
O nariz congestionado ou com coriza do bebê pode causar infecções nos seus ouvido. Este muco pode conter bactérias que acumuladas nas regiões dos ouvidos, nariz e garganta propiciam o surgimento de infecções e febre.
O descongestionamento pode ser feito com gotas de soro fisiológico aplicados no nariz, e inalação com o mesmo soro.
Durante o banho
No caso de alergia simples, por poeira ou fungo, dispense os descongestionantes, se preferir não entupir o bebê com químicas elaboradas desde cedo, opte por uma inalação caseira. De dez a vinte minutos faça uma inalação com 3 a 4 gotinhas de álcool dissolvido em uma grande quantidade de água, o mesmo efeito pode ser conseguido com meia tampinha de álcool dissolvido na banheira do bebê durante o banho, esse tempinho será suficiente para resolver o problema, lembrando sempre que, o ambiente deve ser limpo com produtos neutros, sem cheiro forte.
Caso o nariz do bebê permaneça entupido, vá ao médico pediatra e peça orientações para resolver o problema.
Inalação
Você pode usar nebulizadores, inaladores elétricos, ou mesmo ferver a água em uma panela, adicionar 3 gotinhas de álcool, uma colher de sal grosso, ou, um pouco de soro fisiológico e deixar o bebê inalar. O procedimento pode ser realizado até três vezes ao dia.
A inalação com álcool alivia apenas casos alérgicos simples (não é remédio), causados por fungos ou poeira, mas o catarro só será eliminado a partir de receita médica.
Não faça uso de medicamentos usados por parentes ou vizinhos para administrar a inalação, pois, alguns medicamentos indicados para tratar sintomas comuns aos da bronquite por exemplo, podem acelerar o coração.