É principalmente durante o verão que surgem as pintinhas vermelhas na pele do bebê. Geralmente é uma reação epidérmica, principalmente quando não há febre, vômito ou diarreia. Descartados esses sintomas, essas pintinhas, indicam que o bebê transpirou, e como a sua pele é muito sensível, o suor pode ocasionar irritação.O bebê que costuma ficar agasalhado, mesmo em dias em que o clima não é frio, terá mais tendência a sofrer com as pintinhas vermelhas.Elas podem causar desconforto, principalmente por que coçam, e se formam bolhas em sua superfície, elas poderão estourar e arder.
Além destas possíveis causas, alguns tipos de tecido, também podem ser um problema para a pele sensível do bebê, entre eles, lã e fios sintéticos, como os de mantas e cobertores.Estes tecidos jamais devem ficar em contato direto com a pele do bebê.
Como tratar as pintinhas vermelhas na pele do bebê?
Para amenizar o sofrimento do bebê, permita que ele se vista como o restante da família, ou seja,de acordo com o clima, os bebês não costumam sentir mais frio do que nós. Se está amamentando o bebê no peito, evite alimentos muito gordurosos como chocolate.
Cuidado com o chocolate
É bom observar a quantidade de chocolate ou achocolatados, que o bebê ou a mãe que amamenta está ingerindo. Assim como a lactente deve administrar remédios e anticoncepcionais, a partir de receita médica, a alimentação também deve ser regulada.
Beba muita água, e se o bebê já estiver se alimentando ofereça água a ele também, de preferência com uma certa frequência.
Caso nenhum desses cuidados resolva o problema das pintinhas, ou pelo menos amenize o transtorno, procure o médico pediatra.