Em Piracicaba SP, um bombeiro ajudou a avó de um bebê de apenas vinte e três dias a desengasgar, com o leite.O bebê estava com o nariz congestionado, e portanto não conseguia respirar.Quando a avóAndréia Carvalho Moraes,o pegou , a criança já estava desfalecida, e a família resolveu ligar para os bombeiros.
Enquanto o soldado Adriano Costa, dava as instruções do outro lado da linha, uma UTI móvel já havia sido acionada, e já se dirigia ao local.O soldado diz ter ouvido o choro do bebê, pelo telefone, e ficou emocionado.
O pequeno Gabriel, já passa bem e está em casa, com a família.
Em casos de bebês engasgados , aconselha -se que o bebê seja virado de bruços,um pouco inclinado de cabeça para baixo, enquanto recebe tapinhas suaves nas costas e no pescoço.
Ligue para o corpo de bombeiros urgente (193), além de receber instruções adequadas , uma ambulância é acionada no mesmo instante.
É impressindível que se saiba, quais os casos de emergência, que são indispensáveis a ajuda do bombeiro, para que não se acumule e congestione a linha com ligações falsas, e casos simples, como, vômito, diarréia, gripe ou resfriado forte, casos de alcolismo e etc…
O chamado de urgência é indispensável nestes casos listados abaixo:
– Insuficiencia cardio respiratória.
– Intoxicação
– Queimaduras graves.
– Ocorrência de maus tratos
-Tentativa de suicídio
– Crises hipertensivas
– Choques elétricos
– Acidentes com vítima
– Afogamentos
– Acidentes com produtos perigosos
-Transferência intra – hospitalar, com pacientes com risco de morte.